Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Fernando Mueller
Título: E-Team: Sistema colaborativo para formação de grupo de jogos multiplayer
 
Resumo:
Este trabalho demonstra o processo de desenvolvimento, especificação e como deve operar um
aplicativo colaborativo que gerencie eventos de jogos on-line com diversos jogadores,
denominado E-Team. O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo
móvel que permita a gestão de clans e o gerenciamento de atividades em grupo de forma
colaborativa. A construção do aplicativo se deu baseada no Modelo 3C de Colaboração (M3C),
fundamentado nos pilares de Comunicação, Cooperação e Coordenação e do Mecanismo de
Percepção. A Comunicação é evidenciada nas conversas via chat de cada clan, na visualização
de todas as avaliações feitas pelos jogadores e na visualização dos eventos em que o usuário
está incluso. A Cooperação é identificada quando o usuário tem a possiblidade de ingressar nos
eventos e também realizando a avaliação dos outros jogadores que participaram do mesmo
evento. A Coordenação está presente no gerenciamento do clan, sendo o usuário administrador
responsável por criar o grupo e adicionar e remover pessoas do grupo conforme necessidade.
Por fim, o Mecanismo de percepção atua justamente para facilitar o entendimento das
informações que são disponibilizadas. No desenvolvimento do front-end do aplicativo foi
utilizada a linguagem de programação Dart juntamente com o framework Flutter e a referência
do Material Design para criação dos ícones e interface de navegação. No back-end do aplicativo
foi utilizado a plataforma Firestore Database, que é um servidor de banco de dados Not Only
Structured Query Language (NoSQL) hospedado na nuvem. Com ele foi utilizado o serviço de
FireBase Authentication para realizar a administração de usuários. As informações foram
retiradas da literatura buscando conhecimento a respeito de jogos on-line e de como os grupos
que os utilizam se comportam para o gerenciamento de equipes e suas atividades. Além disso,
como forma de garantir que os objetivos do trabalho foram alcançados e analisar a experiência
do usuário, usabilidade e comunicabilidade foi utilizado o Método Relationship of M3C with
User Requirements and Usability and Communicability Assessment in groupware
(RURUCAg). Com o levantamento dos dados obtidos por meio de uma pesquisa de avaliação
foi possível visualizar que os objetivos foram atingidos, assim como pontos de melhorias para
futuras versões da aplicação.