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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fernando Mueller
Título: E-Team: Sistema colaborativo para formação de grupo de jogos multiplayer
 
Conclusão:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta o aplicativo E-Team, que teve como
objetivo geral desenvolver um aplicativo colaborativo para conectar pessoas com o mesmo
interesse em jogos on-line. Por meio das avaliações realizadas pelos usuários na seção 3.3.1 foi
possível comprovar que o objetivo geral do trabalho foi alcançado, assim como os objetivos
específicos. A seguir foram descritos os objetivos específicos alcançados no desenvolvimento
do trabalho.
Com relação ao objetivo específico de disponibilizar um aplicativo fundamentado no
Modelo 3C de Colaboração (M3C), para que as pessoas possam se conectar e jogar juntos,
disponibilizando mecanismos de Comunicação (chat dos membros do clan); Cooperação
(agendamento e avaliação dos jogadores que participaram dos eventos); e de Coordenação
(gerenciamento de equipes e eventos) foi alcançado com as funcionalidades implementadas no
aplicativo E-Team. Ao utilizar o Modelo 3C de Colaboração foi possível oferecer a
Comunicação pela disponibilização de um chat com outros jogadores, fazendo com que eles
interajam dentro do aplicativo e possam definir datas para seus próximos eventos. Outro
exemplo de Comunicação no aplicativo é a tela inicial que disponibiliza todos os eventos que
o usuário está participando, além dos eventos agendados, o usuário tem disponível para
visualizar todos os jogos cadastrados e os eventos que ele não está participando. Além disso é
disponibilizado uma tela para o jogador visualizar todos os feedbacks que foram feitos a seu
respeito. Já a Cooperação está presente por meio da participação dos eventos que foram
cadastrados por outros jogadores, sendo possível adicionar a participação e removê-la quando
achar necessário. Também é possível visualizar a Cooperação nas avaliações que são feitas
pelos jogadores que participaram do mesmo evento, tendo assim uma nota e um ponto de
melhoria para as partidas futuras em que o jogador irá participar. A Coordenação é realizada
pelo administrador do clan, que é responsável pela criação do clan. Por coordenar esse grupo,
ele também é responsável pela adição e remoção dos jogadores. Quando o evento é criado o
usuário cooperador passa a ser considerado o coordenador, pois é responsável por mantê-lo,
podendo fazer a exclusão do evento se achar necessário. Por fim, o Mecanismo de Percepção
está presente tanto na identificação do seu papel no grupo assim como dos demais jogadores.
O segundo objetivo especifico é analisar e avaliar a usabilidade, a comunicabilidade e a
experiência de usuário das interfaces desenvolvidas e de suas funcionalidades, pelo método
Relationship of M3C with User Requirements and Usability and Communicability Assessment
in groupware (RURUCAg), avaliando a usabilidade, a comunicabilidade, e a experiência de uso juntamente com os requisitos funcionais do aplicativo, foi alcançado pela aplicação, análise
e discussão realizada, conforme apresentado na seção 3.3.1. Cabe destacar, que toda a avaliação
foi realizada conforme as recomendações do Método RURUCAg. Com a avaliação realizada
foram obtidas opiniões dos usuários em relação ao aplicativo, seus pontos fortes e fracos, e
assim sabendo em quais partes do aplicativo devem ser feitas melhorias e o que deve ser
mantido na continuação do desenvolvimento. Ao analisar as respostas da avaliação foi possível
identificar um panorama positivo, evidenciando que os objetos específicos e os gerais do
trabalho foram atendidos.
A fundamentação teórica a respeito de jogos on-line auxiliou no entendimento dos jogos,
jogadores e como são formados os grupos para as partidas. Era preciso entender como era o
relacionamento dentro de um ambiente virtual para que assim pudesse unir as pessoas em um
mesmo ambiente. A Colaboração e o Modelo 3C de Colaboração (M3C) foi de extrema
importância para entender como se construir um aplicativo de forma colaborativa baseada no
M3C, servindo como base para buscar os requisitos funcionais e não funcionais do aplicativo.
Por fim, a fundamentação teórica de interfaces amigáveis e utilização do Material Design
auxiliaram para obter o conhecimento necessários para desenvolver um aplicativo que tenha
uma boa experiência, usabilidade, seja fluido e de fácil entendimento.
O trabalho desenvolvido tem como contribuição social uma maior agilidade ao gerenciar
eventos de jogos on-line, assim como melhorar a interação entre as pessoas que estão formando
as equipes, participando de eventos e otimizando o tempo de jogadores para focar em tarefas
que desejam realizar em um espaço de tempo dentro do jogo. Como contribuição tecnológica,
destaca-se o desenvolvimento de um aplicativo colaborativo para criação de grupos e eventos
com avaliações de outros jogadores. Para isso, foi utilizado a tecnologia Android, o banco de
dados Firebase com o serviço na nuvem do Firestore e a linguagem de programação Dart com
a utilização do framework de desenvolvimento Flutter. Além disso, o aplicativo seguiu os
princípios do Material Design. Por fim, a contribuição acadêmica se dá pelo uso do Método
RURUCAg, que poderá ser utilizado por pesquisadores que queiram relacionar os requisitos e
o design de interface em relação as Heurísticas de Nielsen, o M3C e as expressões de
comunicabilidade, permitindo dessa forma avaliar a usabilidade, a comunicabilidade e a
experiência de usuários das interfaces e de suas funcionalidades em um aplicativo colaborativo
na área da computação.
As dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho foram percebidas em
diversas etapas. No desenvolvimento, as dificuldades ficaram por parte da implementação do
chat e adição dos seus membros, bem como na tela de eventos para controlar a participação do usuário e fazer o controle quando ele já está cadastrado em um evento. Outro desafio enfrentado
foi a utilização de um banco de dados não relacional na nuvem, que também exigiu um esforço
para o entendimento e de como poderia ser implementado com o framework do Flutter. Em
relação a metodologia, foi trabalhoso desenvolver a avaliação do Método RURUCAg por
possuir muito conteúdo e a dificuldade para conseguir um número razoável de respostas. Com
as respostas da avaliação realizada, foi possível identificar pontos de melhorias e de extensão
para o trabalho, que são apresentadas a seguir:
EXTENSÕES
Como extensões para este trabalho é sugerido:
a) incrementar mais informações na área de perfil do usuário;
b) permitir o cadastro de jogos por parte do usuário;
c) adicionar filtros na tela de eventos;
d) melhorar a interface do aplicativo;
e) disponibilizar o aplicativo na plataforma iOS e Web;
f) alterar o sistema de ranking para utilizar os ícones de estrela;
g) criar um ranking dos jogadores que estão no mesmo clan.