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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Mueller
Título: E-Team: Sistema colaborativo para formação de grupo de jogos multiplayer
 
Introdução:
Os jogos eletrônicos surgiram no final dos anos 1950 e continuaram aprimorando-se
junto com a evolução da tecnologia, conquistando milhões de jogadores e representando uma
parte importante da indústria do entretenimento (MINAMIHARA, 2020). Minamihara (2020)
ainda coloca que grande parte da população joga jogos on-line multiplayer. Segundo Purchio
(2021), os números do mercado de game explodiram com a pandemia, com empresas
desenvolvedoras crescendo mais de 500%.
Conforme PropMark (2021), em pesquisa realizada com a população brasileira, cerca de
72% dos entrevistados afirmam jogar algum tipo de jogo on-line. Com o isolamento social e
distanciamento da população causado pela pandemia, 51,5% dos entrevistados afirmaram que
estão disputando partidas on-line com mais frequência. Entre as opções disponíveis para jogar
on-line, três plataformas são as mais preferidas pelos brasileiros, sendo elas: dispositivos
móveis (celular e tablet) com 41,6%, os consoles (Xbox, Playstation, Nintendo) com 25,8% e
32,6% preferem jogar em computadores convencionais (desktops e notebooks) (PROPMARK,
2021).
Esse tipo de jogos se tornaram um elemento importante no combate ao estresse. É muito
comum eles serem usados para escapar do mundo real e se distanciar dos problemas (SHERRY
et al., 2006). Segundo Souza et al. (2017), com os jogos on-line é possível conversar e interagir
e formar grupos com qualquer usuário que esteja conectado no mesmo jogo, seja ele da mesma
cidade ou de outro país. Com o grupo é possível realizar diversas tarefas nos jogos podendo ser
algo mais voltado a competição ou somente para a diversão entre amigos (SOUZA et al., 2017).
Entretanto, mesmo no mundo on-line existe dificuldade de se encontrar pessoas para
jogar, que pode ser decorrente de estar em um jogo novo ou não se ter a interação necessária
com os demais jogadores. O contato de jogadores com diversos grupos de pessoas dentro do
jogo aumenta a cooperação, a competição e a troca de informações no ambiente em que
estiverem inseridos (MAITLAND et al., 2018). Nesse sentido, Zucchi (2018) observa que o
avanço tecnológico, a difusão da internet e dos dispositivos móveis, que estão cada vez mais
presentes no cotidiano das pessoas, auxiliam tanto na formação de grupos quanto no seu
gerenciamento, propiciando que as pessoas tenham interação entre si em um ciberespaço criado.
Diante do exposto, este trabalho traz o desenvolvimento de um aplicativo colaborativo
que possibilite usuários com o mesmo interesse em jogos on-line multiplayer a se conhecerem
e interagirem para jogar juntos. Conjectura-se, assim, conectar pessoas com o mesmo interesse
em jogos on-line, assim como realizar o seu gerenciamento.