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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Ronan Guimarães Kraemer
Título: TECNOLOGIA ASSISTIVA: TORNANDO JOGO DE MESA ACESSÍVEL PARA CEGOS COM AUXÍLIO DE APLICATIVO MÓVEL DE RECONHECIMENTO DE IMAGEM
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma tecnologia assistiva para garantir a acessibilidade de pessoas cegas ao jogo de mesa Munchkin. Os usuários poderão utilizar o aplicativo desenvolvido com tecnologia de multiplataformas para dispositivos móveis e disponível para Android e iOS. Com isso, poderão usufruir e participar do jogo, garantindo que tenham a oportunidade de interagir e serem incluídas de forma igualitária no grupo de jogadores. O aplicativo permite que seja tirada uma foto da carta que o jogador estiver segurando e, através do uso da internet, irá reconhecer e retornará ao usuário, na forma de voz, a descrição da mesma. O desenvolvimento do aplicativo também contou com uma pesquisa de tecnologias atuais para o uso em conjunto do framework Ionic para extrair e garantir o melhor desempenho e precisão ao usuário final. Além do Ionic, o aplicativo também foi construído utilizando as tecnologias web (HTML, CSS e Javascript), auxílio da biblioteca AngularJS e o serviço Google Cloud Vision API (2017). Ao final deste trabalho, constatou-se que os resultados foram muito satisfatórios com relação ao uso das tecnologias envolvidas e a precisão do aplicativo ao efetuar o reconhecimento das cartas.