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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ronan Guimarães Kraemer
Título: TECNOLOGIA ASSISTIVA: TORNANDO JOGO DE MESA ACESSÍVEL PARA CEGOS COM AUXÍLIO DE APLICATIVO MÓVEL DE RECONHECIMENTO DE IMAGEM
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um aplicativo para incluir e auxiliar as pessoas com deficiência visual em um jogo de mesa chamado Munchkin utilizando o framework Ionic para que o mesmo possa ser utilizado em múltiplas plataformas. Com este aplicativo é possível realizar o reconhecimento de qualquer carta do jogo que estiver mapeada através do processamento da imagem e reconhecimento do título da mesma. Tendo como identificar e conhecer a carta através do auxílio da aplicação, o usuário já consegue ter uma base que o permite se aprofundar ainda mais nos conhecimentos do jogo, permitindo que o mesmo possa participar de uma partida de forma igualitária. Inicialmente tentou-se desenvolver uma aplicação totalmente off-line para que os jogadores pudessem usufruir da ferramenta em qualquer local, bastando apenas o dispositivo com o aplicativo instalado. Porém, devido aos fatores da curva de aprendizado, das tecnologias já disponíveis e suas devidas documentações, seria necessário um tempo maior que o utilizado para o desenvolvimento deste trabalho. Assim, foi optado pela criação de uma solução que pudesse fazer o uso de serviços on-line e atingir o objetivo de realizar o reconhecimento das cartas de Munchkin. O objetivo de criar uma aplicação de inclusão que auxilie uma pessoa com deficiência visual em uma partida de Munchkin foi cumprido. Também foi cumprido o objetivo de desenvolver o aplicativo utilizando o framework Ionic. Os plugins utilizados no aplicativo foram compatíveis e possibilitaram a distribuição para as plataformas Android e iOS. A aplicação não foi suficientemente bem desenvolvida para que possa ser disponibilizada nas lojas virtuais de suas respectivas plataformas assim como não houve tempo de ir atrás de uma forma simples de adaptação das cartas para que pudessem ter seus títulos impressos em braile na parte de trás das cartas. A aplicação não pôde ser testada por pessoas com deficiência visual. Porém os poucos testes realizados com pessoas vendadas tentando jogar com o auxílio do aplicativo demonstraram que ainda é necessário melhorar usabilidade do mesmo para que se torne mais fluído, mais responsivo e mais preciso em ambientes adversos. Com relação ao tempo de execução e resposta do aplicativo, os testes resultaram em informações bastante satisfatórias e mostraram que é possível utilizar as tecnologias presentes hoje para pesquisar e investir em aplicações desse tipo. Por fim, este trabalho deixa uma contribuição social, pois é diretamente direcionada para a inclusão social de pessoas com deficiência visual e auxiliá-las em participar de todos os momentos de descontração e diversão que um jogo de mesa pode lhes oferecer. Quanto à contribuição cientifica, este trabalho deixa as soluções encontradas para integrar o framework Ionic com os plugins e o serviço Google Cloud Vision API (2017), além da fundamentação teórica sobre os temas relacionados