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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Priscila Kornely Assini
Título: MOVEREMUS: UM PROTÓTIPO PARA AUXÍLIO DE ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS E ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO KINECT E AMBIENTES LÚDICOS
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de auxílio em tratamentos fisioterapêuticos e ensino-aprendizagem de crianças. O protótipo disponibiliza um ambiente gráfico e interativo para o usuário e possibilita ao fisioterapeuta ou pedagogo a criação de exercícios com diversos contextos em ambientes lúdicos de acordo com a necessidade de cada usuário. A captura de movimentos realizados pelo usuário é feita utilizando o dispositivo Microsoft Kinect, o reconhecimento e a avaliação dos movimentos são realizados em tempo real. Para o desenvolvimento do protótipo foram utilizados a linguagem de programação C#, a ferramenta Unity 5.1 para o desenvolvimento da interface gráfica, a biblioteca Kinect SDK 1.8, alguns scripts e modelos 3D do Asset Store do Unity, sendo um deles o Kinect with MS-SDK para conexão com o Kinect, detecção dos gestos e calibração do esqueleto. A partir dos experimentos realizados, comprovou-se que o protótipo pode ser utilizado para auxílio em tratamentos fisioterapêuticos e educação de crianças, pois torna os exercícios mais atrativos e motivadores. Conforme avaliação dos usuários, todos conseguiram realizar os cadastros e exercícios sugeridos, pois acharam o protótipo intuitivo e fácil de usar. Esses usuários também avaliaram que utilização do dispositivo Kinect juntamente com os jogos pode auxiliar na fisioterapia e na educação de crianças, trazendo benefícios.