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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Priscila Kornely Assini
Título: MOVEREMUS: UM PROTÓTIPO PARA AUXÍLIO DE ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS E ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO KINECT E AMBIENTES LÚDICOS
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um protótipo que possibilita a criação e realização de exercícios em ambientes lúdicos, para auxiliar em tratamentos fisioterapêuticos e no aprendizado-educação de crianças, utilizando o dispositivo Kinect para a captura e avaliação dos movimentos realizados nos exercícios.
Durante os testes pôde-se perceber que apesar dos movimentos do esqueleto mapeados pelo dispositivo Kinect adequar-se bem aos movimentos realizados pelos usuários, existem algumas melhorias a serem feitas em relação à precisão da leitura dos movimentos. Encontrou-se dificuldade quanto à precisão dos movimentos quando o usuário sobrepõe dois membros, isso faz com que algumas vezes a posição do usuário não esteja de acordo com a posição do personagem no exercício. Desta forma, o protótipo limita-se a tratamentos fisioterapêuticos que não dependem de posições que o usuário tenha que cruzar membros do corpo. Outra limitação do protótipo é que o redimensionamento das imagens inseridas pelo usuário não é feito de forma adequada, deixando a responsabilidade de inserir as imagens no tamanho adequado a cargo do usuário.
Os resultados obtidos a partir dos testes realizados se mostraram satisfatórios, sendo que a maior parte dos usuários acharam fácil a usabilidade do protótipo, ficaram satisfeitos com o ambiente lúdico, se sentiram motivados com os desafios propostos pelo jogo, além de acharem que a utilização de jogos juntamente com o dispositivo Kinect torna tanto os tratamentos fisioterapêuticos quanto o ensino mais atrativo para as crianças, deixando-as mais motivadas para continuar o exercício.
Conforme as pesquisas realizadas, notou-se uma ausência de softwares que permitem a criação dos exercícios, a configuração das imagens, descrição dos exercícios e outras configurações. A maior parte dos softwares que utilizam jogos para educação e/ou tratamentos fisioterapêuticos possuem um objetivo específico e pré-configurado, impossibilitando a criação de exercícios diferenciados de acordo com a necessidade de vários usuários.