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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Samuel Anderson Nunes
Título: VISEDU-CG 3.0: APLICAÇÃO DIDÁTICA PARA VISUALIZAR MATERIAL EDUCACIONAL - MÓDULO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
 
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento de uma aplicação web para visualização de material educacional utilizando WebGL, disponibilizando uma ferramenta que permite explorar conceitos de computação gráfica 2D e 3D como o uso de iluminação de cena, os novos objetos gráficos Polígono e Spline e também a seleção dos objetos diretamente no espaço gráfico. Além disso, todas as funcionalidades existentes no espaço 3D são disponibilizadas também no espaço gráfico 2D. Utilizou-se a biblioteca Three.js para abstração da WebGL e a mesma se mostrou eficiente e de fácil utilização. A avaliação deste trabalho com relação a operacionalidade se deu com base em um teste de experiência de uso da ferramenta realizado pelos alunos da disciplina de Computação Gráfica. Com isso, foram obtidas sugestões dos alunos com relação a melhorias ao atual trabalho e, a partir da análise dos resultados do teste, é possível concluir que tratando-se do entendimento dos conceitos de computação gráfica e de operacionalidade, o ambiente atendeu as expectativas dos alunos.