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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Samuel Anderson Nunes
Título: VISEDU-CG 3.0: APLICAÇÃO DIDÁTICA PARA VISUALIZAR MATERIAL EDUCACIONAL - MÓDULO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de novas funcionalidades de uma aplicação web para visualização de material educacional. Além dos conceitos básicos existentes como transformações geométricas, foram incluídos alguns conceitos de complexidade maior, como é o caso da iluminação de cena. Em consequência disto, um dos requisitos que refere-se ao uso da iluminação foi atendido disponibilizando cinco tipos diferentes de luzes que podem ser usadas simultaneamente, associadas a um objeto gráfico específico ou associadas a toda cena. Para que este objetivo fosse atendido, foi necessário obter conhecimento a respeito dos conceitos de iluminação de cena em computação gráfica e dos tipos de luz disponibilizadas na biblioteca Three.js.
Atendendo ao objetivo referente a disponibilização de novos objetos gráficos, adicionou-se dois novos itens: Spline e Polígono. No caso da Spline, foi disponibilizada a curva de Bézier. Já o Polígono foi disponibilizado podendo ser desenhado com quatro primitivas gráficas diferentes, porém há uma limitação no desenho da primitiva Preenchido quando se trata de polígonos côncavos, desenhando as faces de forma incorreta.
A disponibilização da seleção de objetos gráficos no espaço 3D, presente no segundo objetivo proposto foi desenvolvida. Porém por limitação da biblioteca Three.js, responsável pelo algoritmo de seleção, apresentou pouca operacionalidade principalmente em objetos gráficos que utilizam linhas, como é o caso da Spline e Polígono.
Por fim, atendendo ao objetivo que refere-se a disponibilização do espaço gráfico 2D, foram disponibilizadas todas as funcionalidades que existem no ambiente 3D, também no ambiente 2D.
Com relação aos resultados do teste de operacionalidade realizado com os alunos de Computação Gráfica da FURB, é possível concluir que, tratando-se do entendimento dos conceitos de computação gráfica e de operacionalidade, o ambiente atendeu as expectativas dos alunos. Nos testes de desempenho foi identificado que, com relação ao consumo de memória, o navegador Google Chrome apresentou o menor consumo se comparado com os navegadores Mozila Firefox e Opera. Já com relação ao processamento de FPS, o navegador Mozila Firefox apresentou o melhor processamento, quando comparado com os demais navegadores. Sendo assim, tratando-se do desempenho, é possível concluir que o Mozila Firefox é o navegador mais indicado para utilização do sistema pois apresentou o melhor processamento de FPS, apesar do alto consumo de memória.