Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Diogo Zanella
Título: Inserção de Publicidade Virtual em Imagens Estátisticas de Jogos de Futebol
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o estudo e o desenvolvimento de um protótipo para inserção virtual de publicidade em imagens estáticas de jogos de futebol.
As maiores dificuldades encontradas foram na parte final, quando foi preciso inserir a publicidade virtual no local desejado. A princípio, a idéia era desenvolver um algoritmo ou implementar algum já existente para, pixel a pixel, inserir a imagem publicitária no local desejado. Estudando melhor o problema, foi visto que não era necessário “reinventar a roda” e partiu-se para a idéia de usar mapeamento de textura para fazer a inserção virtual da publicidade. Isso fez com que fosse preciso fazer algumas alterações em componentes do
protótipo que serviu de base, pois inicialmente usava-se um canvas CD, enquanto o protótipo em desenvolvimento precisaria usar um canvas OpenGL. Isso ocorreu porque a biblioteca CD não suporta mapeamento de texturas.
Terminada a conversão, foi preciso estudar as formas de fazer o mapeamento de texturas utilizando as funções OpenGL, o que tomou a maior parte do tempo de implementação, já que existem alguns parâmetros das funções que precisam ser rigorosamente seguidos, como o tamanho da imagem que seria inserida como publicidade.
Alguns dos problemas foram solucionados com o auxílio do orientador, enquanto outros precisaram de dicas do autor da biblioteca IM para serem solucionados, porém todos os objetivos foram satisfatoriamente alcançados.
A principal limitação do protótipo é a falta de precisão em alguns casos, como quando existem poucos pontos de referência ou quando a publicidade é inserida em uma cena diferente e com uma perspectiva (ângulo de visão) muito diferente da qual onde foram marcados os pontos de localização da inserção. Porém este problema pode servir de motivação para a continuidade deste trabalho.
Outro ponto importante é que a continuidade deste trabalho pode seguir mais de uma linha. Pode-se partir para o uso de vídeos ao invés de imagens estáticas ou apenas reestudar os algoritmos de calibração de câmeras, com o objetivo de melhorar a precisão.