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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Oscar Alcântara Junior
Título: Protótipo de uma Linguagem de Programação de Computadores Orientada por Formas Geométricas, Voltada ao Ensino de Programação
 
Conclusão:
O objetivo inicial do trabalho foi atingido, o qual era a criação de um ambiente visual que possa ser utilizado no ensino de programação de computadores. O ambiente criado é composto por dois editores, um gráfico e outro de texto. Ainda, foi criada uma linguagem de programação que interage com os desenhos do editor gráfico. Para representar os desenhos no editor gráfico foram utilizadas as peças do jogo Tangram, pois a partir das 7 peças que compõem o mesmo, pode-se representar uma grande variedade de figuras do mundo real. Ainda o uso do Tangram justifica-se no trabalho pelo estudo pedagógico que já existe por trás deste jogo, muito utilizado no ensino em algumas escolas.
O ambiente de programação DELPHI utilizado na implementação do protótipo mostrou-se adequado, suprindo as necessidades da implementação.
O editor gráfico implementado tem algumas limitações, como por exemplo o tamanho da sua área de desenho hoje é fixa. A área utilizada poderia ter um tamanho dinâmico. Uma solução para aumentar a área de desenho seria separar a tela do editor gráfico do editor de textos em duas distintas.
Para facilitar o manuseio das coordenadas no editor gráfico, foi criada uma opção onde são mostrados os pontos das peças que estão desenhadas. Isto poderia ser aprimorado com a criação de um grid, dividindo o editor gráfico em pequenas regiões.
No protótipo atual, quando se arrasta uma peça na tela, não se tem um posicionamento preciso com o mouse. Sugere-se a criação de um mecanismo que facilite este procedimento. Ainda, no protótipo não existe a opção de selecionar uma figura por inteiro. Seleciona-se uma figura através da seleção individual de cada peça da mesma.
No editor de texto existem algumas limitações. Uma delas é seu tamanho reduzido. Algumas melhorias poderiam ser feitas no ambiente, como a criação de links visuais entre os comandos textuais e as peças no editor gráfico.
Os menus criados satisfazem o uso básico do protótipo nas suas principais funcionalidades, porém não foi implementado um menu de ajuda, onde o usuário poderia fazer consultas sobre os comandos da linguagem e suas funções.