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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): SABRINA AVI REITER
Título: PROJECT-TRAN: FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE TRANSIÇÃO DE CONHECIMENTO DE PROJETO
 
Conclusão:
No trabalho é apresentada uma ferramenta para o registro e gerenciamento das informações do processo de transição de conhecimento de projeto, realizada entre as áreas internas da empresa T-Systems. O processo está relacionado ao ITIL e a suas orientações de boas práticas.
O trabalho foi desenvolvido utilizando as boas práticas definidas no livro de Transição de Serviço do ITIL, que se refere ao processo de planejamento da implantação dos serviços. Estes serviços podem representar tanto novas funcionalidades quando melhorias que impactarão nos sistemas modificados e portanto, representam a implementação do serviço que foi desenhado anteriormente. O processo de transição visa assegurar que os serviços serão implantados de acordo com seus requisitos e assim agregar valor a organização envolvida.
Com a confecção deste trabalho foi possível verificar a necessidade de controle das informações que envolvem o processo em diferentes áreas de uma empresa. Assim como o ITIL representa uma fonte de práticas que podem ser adaptadas às necessidades de cada empresa.
Através do gerenciamento das informações, o processo pode ficar mais evidente, assim como os possíveis desvios que poderiam ocorrer e impactar os processos seguintes, já que o processo de transição é considerado crítico em relação as necessidades posteriores de operacionalidade do serviço.
Assim pelos resultados obtidos com a implementação da ferramenta, avalia-se que o mesmo alcançou seus objetivos, e demonstra que proporcionará benefícios no trabalho do dia-a-dia da empresa. Ao mesmo ponto que proporcionará benefícios aos clientes da empresa envolvida.
Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível conhecer diferentes processos e áreas da empresa, o que proporcionou um grande conhecimento sobre o próprio negócio. Também foi possível compreender as necessidades que as áreas ligadas diretamente ao processo de transição necessitam, como o aprofundamento do estudo das boas práticas do ITIL que são aplicadas. Assim como a pesquisa de outros meios que podem ser implementadas.