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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Cristian Paulo Prigol
Título: Sistema de Helpdesk e Controle de Chamados Baseado em Workflow
 
Conclusão:
A necessidade do controle de chamados possibilitou o estudo do framework JBPM, suas tecnologias, dificuldades e facilidades e desenvolvimento de um sistema baseado nele. Com isso foi possível ampliar os conhecimentos no desenvolvimento de aplicações utilizando tecnologia Java J2EE. Este trabalho também possibilitou o uso e aprofundamento na ferramenta de banco de dados Power Designer e da ferramenta de modelagem Enterprise Architect.
A análise preliminar do fluxo de trabalho facilitou bastante o desenvolvimento do workflow do chamado, agilizando muito o desenvolvimento do sistema.
O framework JBPM mostrou-se uma ferramenta bastante eficiente e fácil de usar. Ele oferece um nível de produtividade muito bom. A utilização de suas classes é bastante simplificada e eficiente, mostrando-se uma solução bastante interessante para desenvolvimento de sistemas baseados em workflow .
Considera-se que o objetivo principal do trabalho foi atingido: Desenvolver um sistema baseado em workflow para a Seção de Apoio ao Usuário.
O sistema possibilita o gerenciamento do andamento dos chamados através dos vários relatórios, para que o gestor tenha um melhor controle sobre eles. Possibilita o acompanhamento do desempenho dos técnicos com a divisão dos chamados em tarefas. Com isto existe a possibilidade de saber o que cada técnico fez no chamado sendo possível ter um controle maior de nível gerencial sobre os chamados.
Os objetivos de aprendizagem do trabalho foram alcançados, pois o desenvolvimento do trabalho permitiu a aplicação dos conceitos estudados durante o curso de Sistemas de Informação, o aprofundamento sobre o estudo de sistemas de informações, o estudo de novas ferramentas e tecnologias de desenvolvimento.