Uma História de Seis Cordas (Parte III)

Uma História de Seis Cordas (Parte III)

Se de um lado “Leo” Fender propiciou inúmeras inovações nas guitarras, do outro havia um músico contemporâneo que influenciou a construção das mais clássicas guitarras do mundo.

 

Les Paul

 

Les Paul nasceu Lester William Polsfuss na cidade de Waukesha, Wisconsin, numa família de descendência alemã. Aos oito anos ele começou a tocar harmônica, passando sem muito sucesso pelo piano, chegando então ao violão.

 

Nesta época ele já demonstrava seus dotes criativos quando inventou um suporte para a gaita harmônica, que lhe permitia tocar ambos os lados desta, mantendo suas mãos livres para os acompanhamentos nas cordas. O suporte é fabricado até hoje utilizando basicamente o mesmo desenho. Ele ainda percebeu que poderia utilizar o bocal dos telefones da época como um microfone para cantar e tocar gaita.

 

 

 

Aos treze, Paul se apresentava em pequenas casas, como cantor de country music, sempre acompanhado de violão e harmônica. Nesta época ele criou seu primeiro invento de áudio. Querendo que seu som chegasse a mais pessoas dentro dos clubes, ele conectou a agulha de um fonógrafo ao seu violão, cabeando esta até um autofalante de rádio, amplificando assim o som do seu violão.

 

Porém a microfonia era insuportável. A tentativa então foi colocar um pouco de gesso dentro da guitarra para reduzir os ruídos, o que acabou acrescentando peso indesejado para o instrumento. Ele finalmente concluiu que o corpo oco era o problema. Foi para um pátio ferroviário, arranjou um pedaço de aço para usar como corpo da guitarra. Naturalmente, a ideia de usar um pedaço de metal no palco era pouco atraente, particularmente numa época em que as guitarras de jazz extravagantes eram o que os fãs de música estavam acostumados a ver. Assim sendo, Paul voltou atrás e continuou com suas guitarras ocas.

 

 

 

No final dos anos 30, ele reviveu a sua ideia de uma guitarra de corpo sólido com dois objetivos em mente: Ele queria um instrumento que sustentaria mais o som e produziria um tom mais brilhante. Paul construiu então a guitarra em um pedaço de pinho equipada com um trêmulo caseiro e pick-ups. Para um olhar mais receptivo, ele cortou o corpo de uma Epiphone semiacústica ao meio e utilizou como "asas" para o corpo de pinho. Estava criada a “The Log”.

 

 

 

Les Paul se aproximou das empresas Gibson com sua invenção, mas foi rechaçado, tendo sua guitarra comparada a uma vassoura com captadores. Contudo, com a aparição das guitarras Fender anos mais tarde, o presidente da Gibson, Ted McCarty, rapidamente convocou Les Paul como consultor para criar um produto que concorresse com o de Leo Fender.

 

A partir de então as contribuições de Les Paul para o instrumento são controversas.

 

O livro "50 anos da Gibson Les Paul" limita a participação do músico a definições pouco relevantes: aconselhar sobre a peça do corpo que seguraria as cordas junto à ponte e a cor de preferência, afirmando que ele preferia a cor dourada por "parecer mais caro", e a cor preta porque "seus dedos pareciam se mover mais rápido e a guitarra era elegante tal como um terno".

 

Além disto, o presidente da Gibson afirma que a empresa se aproximou do artista e inventor visando imprimir o nome dele – na época enormemente conhecido – no instrumento para melhorar as vendas, e que em 1951, a Gibson tinha mostrado a Les Paul um instrumento semiacabado. McCarty também afirma que as discussões de design com Les Paul foram limitadas à instalação de um tampo sobre o corpo de mogno para melhorar a densidade e o sustain. De qualquer forma, de acordo com a Gibson, essa mudança tornaria a guitarra muito pesada e o pedido de Les Paul foi negado.

 

 

      

 

 

A Gibson Les Paul foi lançada oficialmente em 1952, tendo como primeiras versões a Goldtop. Em 1961, com considerável baixa nas vendas, a Gibson reestilizou o instrumento, sem o conhecimento de Les Paul. Uma guitarra bem mais fina e leve, com desenho mais agressivo. A pedido de Les Paul ela foi rebatizada mais tarde como Gibson SG, também um dos modelos mais famosos da companhia.

 

 

 

 

De qualquer forma é sabido que o protótipo de corpo sólido chamado "The Log" teve seu design amplamente considerado como o primeiro de corpo sólido já construído.

 

 

 

 

 

Les Paul se destacaria ainda como pioneiro em gravações multipista, além de ter sido considerado pela revista Rolling Stone, o 18º guitarrista de todos os tempos, sugerindo incontáveis outras histórias marcantes na vida deste gênio do áudio e da música.