FURB e Prefeitura de Blumenau iniciam projeto comunitário como contrapartida do Programa Universidade Gratuita

FURB e Prefeitura de Blumenau iniciam projeto comunitário como contrapartida do Programa Universidade Gratuita

Foto: Internet

No próximo sábado, dia 06 de julho, 359 estudantes da FURB beneficiados pelo Programa Universidade Gratuita iniciarão a capacitação para o desenvolvimento do Projeto Focus. Este projeto tem como objetivo conduzir pesquisas comunitárias e análises detalhadas sobre as dinâmicas políticas, sociais, econômicas, culturais e religiosas em Blumenau, visando identificar e entender os principais desafios e oportunidades enfrentados pelos diversos grupos da região.

Conforme convênio firmado com a Secretaria de Turismo de Blumenau, serão desenvolvidas duas pesquisas principais. A primeira abordará as percepções das mulheres de Blumenau acerca do seu bem-estar e avaliará diferentes aspectos da Oktoberfest. A segunda pesquisa explorará a percepção e o senso de pertencimento dos blumenauenses em relação ao turismo na cidade e à Oktoberfest.

Segundo o Secretário de Turismo, Marcelo Greul, os resultados das pesquisas possibilitarão embasar políticas públicas e decisões em diversos aspectos para o turismo e o desenvolvimento da cidade. Por meio desses levantamentos, a população terá a oportunidade de expressar suas opiniões e contribuir para o aprimoramento das ações municipais.

A professora coordenadora do projeto, Cynthia Quadros, afirma que a união de esforços entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Blumenau e a FURB é essencial para a construção de um futuro mais próspero e sustentável. Essa integração não apenas enriquece a formação dos acadêmicos, preparando-os melhor para o mercado de trabalho, mas também traz benefícios palpáveis para a comunidade, criando soluções inovadoras e eficazes para os desafios locais.

As inscrições dos bolsistas ocorreram entre os dias 17 e 27 de junho. As atividades iniciarão no próximo sábado, ocasião em que os estudantes terão a oportunidade de conhecer detalhadamente o projeto, entender as problemáticas sociais envolvidas, e serão capacitados para as próximas etapas.

A Universidade está firmando convênios com outras entidades para diferentes áreas e projetos no âmbito do Programa Universidade Gratuita, os quais apresentarão diversas oportunidades para os estudantes cumprirem a contrapartida do programa, ampliando ainda mais o alcance e o impacto positivo dessas iniciativas.