Estudantes e professores da Etevi compartilham conhecimento em mostra de trabalhos

Estudantes e professores da Etevi compartilham conhecimento em mostra de trabalhos

Foto: Thalia Brunn Metzner

Na última quarta-feira, 3 de julho, professores e alunos da Etevi, o Ensino Médio da FURB, ocuparam os corredores da universidade para compartilhar experiências e socializar o conhecimento adquirido ao longo do semestre. A Mostra Etevi de Culinância de Disciplinas reuniu trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre a partir das Trilhas de Aprofundamento contempladas no Novo Ensino Médio.

Breno Rodrigues de Paula, professor de Produção Textual da Etevi e um dos responsáveis pela organização da Mostra, explica que, com a reforma do Ensino Médio, identificou-se a necessidade de estabelecer uma carga horária para o aprofundamento de alguns conteúdos contemplados na formação geral, o que é realizado a partir das chamadas Trilhas de Aprofundamento. “Cada professor montou sua trilha nas suas respectivas áreas, de Humanas, Exatas e Biológicas, a partir desse objetivo de aprofundamento e também de acordo com o projeto de vida dos alunos”, explica o professor.

A mostra incluiu 13 das 20 trilhas existentes na Etevi. A Trilha Corpo, Movimento e Linguagem Corporal esteve representada por meio de uma oficina de expressão corporal, em que os alunos usaram o corpo para expressar emoções. Já na estação sobre o Funcionamento dos Órgãos e Sentidos Humanos, os estudantes exploraram os cinco sentidos de forma lúdica e criativa. A mostra contou, ainda, com exposição de fotografias, divulgação de vídeos produzidos pelos alunos sobre a escola e apresentação de painéis sobre temas estudados ao longo do semestre, entre outras atividades, todas conduzidas pelos próprios alunos. A diretora da Etevi, Denise Anzorena, ressalta o protagonismo dos estudantes ao longo de todo o processo: “na trilha, não é só o professor que ministra, mas os alunos que se envolvem produzindo também o conhecimento”.

Confira a matéria completa sobre o evento: