Trabalho verifica percepção de gestação de alto risco

Trabalho verifica percepção de gestação de alto risco

Foto: Divulgação

A mestranda Monica Helen Winnikou, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da FURB, defende nesta sexta-feira (19-08), às 10 horas, na sala A 302, Campus III, uma dissertação intitulada Percepções das gestantes adolescentes e dos profissionais sobre o cuidado integral em ambulatório de pré-natal de alto risco. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Cláudia Regina Lima Duarte da Silva.
 
Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção das gestantes adolescentes e dos profissionais sobre o processo de cuidado em um ambulatório de pré-natal de alto risco. Trata-se de um estudo avaliativo com abordagem qualitativa.
 
Metodologia
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete gestantes adolescentes e cinco profissionais que frequentam o Ambulatório de Pré-natal de Alto Risco do Hospital Santo Antônio, referência da rede pública municipal de Blumenau. Após coletadas, as entrevistas foram transcritas e analisadas através da análise temática de conteúdo proposta por Bardin (2011).
 
Os resultados foram organizados em duas categorias: a percepção das gestantes adolescentes acerca do cuidado e percepção dos profissionais acerca do atendimento a gestante adolescente. As falas das adolescentes revelam a boa qualidade do atendimento prestado pelos profissionais do ambulatório de pesquisa, pois além da escuta e do diálogo, são realizados procedimentos técnicos de rotina.
 
As dificuldades vivenciadas pelas gestantes parecem ser aceitas sem maiores questionamentos, talvez por ser a única opção de atendimento das mesmas no que se refere à gravidez de risco. Os profissionais trouxeram, em suas falas, as impressões do primeiro atendimento e citaram estratégias para o acolhimento através de uma equipe multiprofissional e o estabelecimento de vínculo com as gestantes atendidas.
 
Conclui-se que, apesar da estrutura física apresentar a necessidade de melhorias, o cuidado realizado às gestantes de alto risco do referido ambulatório está indo ao encontro do exposto nas políticas de cuidado à gestante vigente atualmente no país.