Trabalho aborda práticas do subprojeto de Letras no Pibid
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [15/03/2016] [10 h29]
Foto: Divulgação
A mestranda Gabriela Kloth, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende dissertação nesta quinta-feira, dia 17, a partir das 9 horas, na sala I-305 (campus 1).
O título do trabalho é “Práticas do subprojeto de Letras do Pibid/Furb: sentidos para acadêmicos, estudantes da educação básica e professora supervisora”.
A Banca Examinadora: Presidente professora Dra. Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB); professor Dr. Hilário Inácio Bohn (UCPel); professora Dra. Gicele Maria Cervi (FURB); professora Dra. Maristela Pereira Fritzen (FURB).
Resumo da dissertação
A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau, caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e de abordagem sócio-histórica.
Este estudo busca, a partir do objetivo geral, compreender os sentidos do PIBID/Letras/FURB na trajetória escolar de estudantes da educação básica, na formação inicial de acadêmicos de Letras e na formação continuada de professores da educação básica. Para isso, são analisadas três produções textuais (2011, 2012, 2013) de nove estudantes da educação básica – perfazendo o total de 27 textos – e são construídos sentidos a partir dos discursos de cinco acadêmicos-bolsistas e da professora supervisora do subprojeto de Letras do PIBID/FURB.
O viés teórico que sustenta esses olhares pauta-se, principalmente, nas discussões sobre a análise dialógica de discurso propostas pelo Círculo de Bakhtin, nas pontuações do Grupo de Genebra acerca dos instrumentos de planejamento do trabalho em sala de aula e nas proposições de Stein e Glenn quanto à gramática de histórias.
Na análise dos textos, percebe-se que, ao longo do subprojeto, os estudantes compreenderam, internalizaram e mobilizaram, em suas produções textuais, o esquema de histórias, aprimorando aspectos como a descrição de cenário e personagens, relações de causa e consequência e conflitos da história. Esses resultados são, pois, ressonâncias de um trabalho pautado na avaliação diagnóstica, no planejamento direcionado às demandas encontradas e na progressão em espiral dos conhecimentos. No que tange à formação inicial e continuada de professores, o subprojeto de Letras configurou-se como espaço de aproximação entre a teoria estudada na universidade e a prática exercida na instituição de educação básica.
No subprojeto pôde-se, ainda, adquirir experiência profissional por meio da coletividade, do trabalho parceiro entre acadêmicos-bolsistas e, principalmente, entre licenciandos e professora supervisora. Inseridos na escola, bolsistas ID puderam preparar-se para a futura atuação em sala de aula, além de conhecer as realidades e as rotinas da instituição escolar. Por meio dos dizeres dos acadêmicos-bolsistas e da supervisora, compreende-se, assim, o PIBID como um espaço de construção de saberes docentes através do constante contato com e da vivência da profissão.