Serviço Social debate formação profissional na região

Serviço Social debate formação profissional na região

Foto: Michel Ivon Imme Sabbagh/Divulgação

A FURB sediou o primeiro encontro do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social. O Fórum reuniu dia 16 os professores do Departamento de Serviço Social, os assistentes sociais das unidades concedentes que exercem a atribuição de supervisão direta de estágio obrigatório e não-obrigatório, além dos acadêmicos do  curso.
 
A finalidade do Fórum consiste em oportunizar o diálogo entre os atores envolvidos na formação profissional e a capacitação continuada dos assistentes sociais que exercem a supervisão direta de estágio, atribuição privativa, de acordo com o Art. 5º, VI, da Lei n. 8.662/1993, e com a Resolução n. 533/2008, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).
Estiveram presentes cinco professores, três estudantes e 13 assistentes sociais dos municípios de Blumenau, Brusque, Timbó, Indaial e Luis Alves.
 
Da primeira parte da programação constou o debate sobre os desafios postos ao exercício das competências e atribuições privativas do assistente social, conforme os Artigos 4º e 5º da Lei de Regulamentação da Profissão. Na sequência, houve apresentação da metodologia de acompanhamento dos estudantes nas disciplinas Estágio em Serviço Social I e III, bem como do cronograma de atividades e de entrega dos documentos produzidos nos campos de estágio. O próximo encontro ficou agendado para o dia 20 de abril.
 
Acolhimento de estudante alemã
 
O curso de Serviço Social e o Centro Acadêmico organizaram, também no dia 16 de março, a atividade de acolhimento da estudante Franziska Alice Karin Ittner, da Universidade Evangelische Hochschule Nurnberg. As quatro turmas de Serviço Social produziram vídeos, encenaram momentos marcantes da história do Serviço Social no Brasil, entregaram flores e organizaram um café solidário.
 
A estudante fará estágio sob a supervisão da assistente social Gisele Bremer no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS I, especificamente no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI.
 
A vinda da estudante foi viabilizada pela Coordenadoria de Relações Internacionais da FURB e materializa o desejo do curso de participar mais efetivamente do programa de intercâmbio. Anteriormente, o curso de Serviço Social acolheu estudantes de Educação social, da Espanha.