Reitor fala na Câmara de Vereadores

Reitor fala na Câmara de Vereadores

Foto: Vivian Persuhn |CMB

O reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), João Natel Pollonio Machado, ocupou a tribuna livre da Câmara de Vereadores na sessão desta quinta-feira (30 de julho). Natel falou sobre a série de medidas administrativas aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni) e pediu apoio aos parlamentares para que analisem com atenção alguns projetos que terão que passar pela apreciação do Legislativo.

Em seu pronunciamento, Natel esclareceu que todas as medidas aprovadas pelo Consuni são de cunho administrativo e que de maneira alguma afetam as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Ele destacou que entre as decisões está a redução em 50% na ocupação de cargos comissionados, redução das funções gratificadas e redução de carga horária para diretor e vice-diretor de Centro. Todas estas medidas estão atreladas ao não repasse dos recursos relativos ao Programa de Financiamento Estudantil (FIES). O reitor apresentou uma tabela com os valores pendentes até o dia 30 de junho. “Em relação ao FIES temos que receber cerca de R$ 21 milhões”, informou.

Diante dessa situação, o reitor explicou que a FURB decidiu manter nas salas de aula os estudantes que tinham o contrato anteriormente e os novos que tinham a expectativa de ingressar também. “São 3 mil estudantes que contrataram o financiamento, o que representa 25% do total de acadêmicos”, disse.

O reitor também apresentou a atual situação do Programa de Crédito Educativo do Município de Blumenau (Creduc), outra opção de crédito para acadêmicos da FURB.

Leia mais no site oficial da Câmara de Vereadores de Blumenau.