Programa de extensão SupraVita avalia saúde dos adolescentes na rede municipal de Blumenau

Programa de extensão SupraVita avalia saúde dos adolescentes na rede municipal de Blumenau

Foto: SupraVita/ Divulgação

O Projeto SupraVita, vinculado ao Programa de Extensão DoceVita, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), promove em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o programa Saúde do Adolescente, que consiste na avaliação das condições de saúde de alunos 10 a 15 anos, que estudam na rede municipal de ensino de Blumenau.

Neste momento, o projeto está trabalhando na coleta de dados, em diversas escolas, nas macrorregiões de Blumenau. “Estamos avaliando toda parte relacionada ao estilo de vida, que compreende ingestão alimentar e prática de exercício físico. Além disso, avaliamos condições de insegurança alimentar e nutricional, composição corpórea e classificação do estado nutricional, saúde bucal, comportamentos disfuncionais relacionados à alimentação e qualidade de vida dos escolares”, explica a professora Luciane Azevedo, uma das coordenadoras do projeto.

A participação dos escolares vai ajudar a conhecer as condições de saúde dos adolescentes de Blumenau, direcionando ações de promoção de saúde.

Os voluntários podem participar apenas com a autorização e assinatura dos pais no Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os responsáveis que quiserem conhecer mais sobre o projeto, podem acessar o perfil do Instagram @saudedoadolescente.furb.

A proposta do estudo surgiu como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Condição Crônicas durante a Infância e Adolescência (GECCIA), grupo que faz parte do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Blumenau (PPGSC-FURB) e realiza ações de saúde por meio da articulação entre ensino, serviço e comunidade. “Estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde na Universidade, além dos servidores das escolas municipais, estão trabalhando para o sucesso do projeto Saúde do Adolescente”, observa Luciane.