Pesquisadores FURB criam tecnologia para proteger rede elétrica e prolongam vida útil

Pesquisadores FURB criam tecnologia para proteger rede elétrica e prolongam vida útil

Foto: FURB

Fenômenos naturais severos afetam o fornecimento de energia elétrica e em uma sociedade cada vez mais conectada, é necessário melhorar o isolamento dos sistemas condutores de eletricidade, evitando interrupções no serviço. Oriundo de um Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB), um projeto de anteparo protetor de isoladores de redes elétricas de média tensão teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e está disponível para licenciamento por meio da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB.

 

Segundo a proposta, apresentada pelo pesquisador Luiz Henrique Meyer, doutor em Engenharia Elétrica, o anteparo é uma espécie de escudo com o objetivo de proteger o isolador de redes elétricas de curtos-circuitos ou blecautes provocados por fatores como a salinização em regiões litorâneas e a poluição causada pela atividade industrial. Eles se aplicam a redes de distribuição de até 37,5 KV, consideradas de média tensão.

 

O anteparo, acoplado fisicamente ao lado de cada isolador, tem o objetivo de desviar as correntes de vento que acabam conduzindo materiais indesejáveis para dentro dos isoladores, prolongando sua vida útil. A instalação do dispositivo diminuiria a possibilidade de descargas de retorno e o seu material de confecção do anteparo seria de plástico, fixado de forma rápida e simples próximo do isolador.

 

“A nossa ideia é tornar essa instalação a mais simples possível, por isso se pensou em uma espécie de cunha, que seja colocada entre a base do isolador e a cruzeta (elemento de suporte), para facilitar a instalação”, explica Luiz Henrique Meyer, que também é professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da FURB.

 

Segundo o docente, a ideia deste projeto surgiu há cerca de cinco anos e começou com vários esboços, inclusive de desenhos e de fundamentação teórica para obtenção da patente. Antes da autorização final, houve etapas de pesquisa da anterioridade da ideia e submissão, até que ele foi aprovado sem questionamentos durante a deliberação junto ao INPI.

 

O projeto de anteparo é um entre os vários que integram a Vitrine Tecnológica da AGIT, que conta com mais de 20 tecnologias disponíveis para licenciamento. Empresas interessadas devem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica, através do telefone (47) 3321 0605 e do e-mail agit@furb.br.

 

Vitrine.TEC

O projeto é tema desta semana do programa Vitrine.TEC da FURB: