Requisito para nacionalização, FURB aplica prova de proficiência em Português para estrangeiros

Requisito para nacionalização, FURB aplica prova de proficiência em Português para estrangeiros

Foto: FURB Idiomas

A FURB realizou no último sábado (13), a aplicação da prova de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. O exame é realizado no mesmo modelo da prova do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e o FURB Idiomas, vinculado à Universidade, é uma das poucas organizações que possuem autorização para fazer o exame institucionalizado junto à Polícia Federal do Brasil.

 

A prova é feita por pessoas que desejam comprovar domínio do português para dar andamento ao seu processo de naturalização junto às autoridades de imigração. Em muitos casos, ela é o momento final do curso de Português para Estrangeiros que o FURB Idiomas oferece.

 

“Essa prova contém todas as habilidades, a audição, a leitura também, a escrita e a fala, que são as quatro habilidades que o aluno vai ter que comprovar que é proficiente para ser aprovado”, destaca a professora Carla Nolli, diretora do CCEAL e responsável pelo FURB Idiomas.

 

Pessoas que já fizeram aulas de português em outros locais, desde que comprovada uma carga horária mínima de 60 horas, poderão fazer a prova aplicada pela FURB, mediante cadastro prévio e pagamento de uma taxa adicional. Para ser aprovado, o candidato terá que obter o grau de proficiência B1. Normalmente, as provas ocorrem a cada final de semestre e a edição realizada no último final de semana já é a sétima realizada no âmbito da Universidade.

 

Além de aulas de Português para Estrangeiros, o FURB Idiomas oferece aulas de idiomas em inglês, alemão, italiano e espanhol.  Para saber mais, basta acessar o site https://www.furb.br/pt/idiomas ou entrar em contato pelo WhatsApp (47) 9 9977-0293. Acompanhe abaixo a uma reportagem produzida sobre o assunto pela equipe de Jornalismo da FURB: