Programa capacita manipuladores de alimentos do RU

Programa capacita manipuladores de alimentos do RU

Foto: Divulgação

Capacitar os manipuladores de alimentos que atuam no Restaurante Universitário (RU) do Campus 2 da FURB, visando à prática dos conhecimentos das disciplinas de Higiene e Legislação de Alimentos I e II, atendendo a legislação vigente na área. Este foi o objetivo da atividade desenvolvida no dia 17 de março pelas Profª. Drª. Silvana Licodiedoff  e a Profª. Drª Carolina Krebs de Souza do curso de Engenharia de Alimentos do Departamento de Engenharia Química.
 
A proposta envolveu todos os manipuladores de alimentos que atuam no Campus 2 da FURB, além da nutricionista responsável pelo RU. A partir de agora, o grupo vai avaliar a metodologia adotada na capacitação e analisar a aplicação do curso em outros locais da FURB onde há manipulação de alimentos.

Este programa piloto já rendeu resultados positivos. Nos próximos dias haverá uma reunião com o curso de Engenharia de Alimentos e o programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, juntamente com a Vigilância Sanitária, para avaliar possíveis parcerias.

A ideia inicial, que foi discutida durante o Encontro Regional de Autoridades Sanitárias e Responsáveis Técnicos (RT´s) de Restaurantes na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Blumenau, é a implantação de um projeto de extensão voltado à manipulação de alimentos que possa ser estendido em todo o município de Blumenau.
 

A proposta prevê que a FURB possa contribuir com a Vigilância Sanitária no fortalecimento das capacitações exigidas pelo órgão fiscalizador para garantir a qualidade e inocuidade de produtos e serviços oferecidos à comunidade, visando o repasse de conhecimentos sobre Qualidade e Segurança dos Alimentos à sociedade.

“A falta de conhecimento sobre tecnologias de conservação de alimentos e o manuseio inadequado têm sido reportados como as principais causas de intoxicações. A maior dificuldade apresentada pelas empresas refere-se às mudanças nos hábitos dos manipuladores, os quais requerem treinamentos contínuos no intuito de alcançar este objetivo”, comenta a professora Carolina.