Profissionais da Saúde visitam Hospital Universitário

Profissionais da Saúde visitam Hospital Universitário

Foto: Divulgação

Dirigentes da Secretaria de Saúde de Pomerode visitaram, nesta quinta-feira (21-05), o Hospital Regional Universitário da FURB, Campus V. Estiveram na comitiva a diretora técnica da Secretaria de Saúde, Dra. Ana Maria Soares e Silva, a gerente de Enfermagem e dos Agentes Comunitários, Michaela Reimer Dopona, a Gerente de Odontologia, Marisa Calissi e a diretora de Odontologia, Políticas de Saúde e Enfermagem, Loraine Aurélio.
 
O objetivo da visita foi conhecer a estrutura em que é realizado o “Estudo Vida e Saúde em Pomerode” e, também, fazer uma reunião com ênfase na saúde bucal e odontologia, um dos vários tipos de exames oferecidos aos voluntários. A reunião contou com a presença do Dr. Ernani de Santa Helena, do Prof. Dr. João Gurgel  Calvet da Silveira e da enfermeira Laís Carolini Theis, que coordenam a pesquisa.
 
Loraine Aurélio, que participou das discussões iniciais do estudo enquanto ainda era um projeto, disse que está tudo dentro do esperado e que ele vem evoluindo. “É a primeira vez que Pomerode recebe um estudo com estas proporções, o que pode causar certo estranhamento nos moradores à primeira vista, mas eu acredito que ele trará resultados muito positivos para a cidade”, comentou a diretora. “Pelo menos, tenho recebido boas avaliações daqueles que já participaram, todos costumam dizer que gostaram muito de participar”, disse ela.
 
Este estudo é uma pesquisa que pretende traçar um perfil da saúde da população de Pomerode através de vários exames realizados com seus habitantes. O objetivo é verificar quais são as doenças mais frequentes na região e os seus fatores de risco. Com os resultados desta pesquisa, será possível aperfeiçoar o tratamento e a prevenção destas doenças, o que contribuirá para melhorar a qualidade de vida destas pessoas. A pesquisa vem de uma parceria entre a Furb e a Universidade de Greifswald, que aplica o mesmo estudo na região da Pomerânia, na Alemanha, desde 1997, sob o nome "Leben und Gesundheit in Vorpommern"