Professoras da Engenharia Ambiental fazem palestra na PUC-RS

Professoras da Engenharia Ambiental fazem palestra na PUC-RS

Foto: Divulgação

As professoras Dra. Juliane Araújo Greinert Goulart e Dra. Lorena Benathar Ballod Tavares, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da FURB, proferiram palestra nos dias 19 e 20 de novembro, no II Workshop Integrador do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
 
A palestra da professora Lorena abordou o potencial científico e tecnológico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da FURB, bem como as linhas de pesquisa colaborativas com instituições internacionais e brasileiras, além de apresentar os principais resultados dos trabalhos realizados no Laboratório de Engenharia de Biomassas do Programa, que estão sob sua coordenação.
 
No segundo dia do evento, a professora Juliane proferiu a palestra “Parasitologia Ambiental” que abordou os problemas de saúde publica decorrentes da presença de doenças de veiculação hídrica causadas por protozoários como Giardia duodenalis e Cryptosporidium spp. Estes parasitas são responsáveis por várias epidemias de gastroenterites que ocorrem principalmente, após a utilização de água para consumo humano contaminada.
 
Na ocasião, também foi realizada uma reunião técnica com pesquisadores do Laboratório de Geobiologia do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais. Nesse laboratório são realizadas pesquisas na área de metabolismo e biologia molecular de microrganismos, incluindo a preparação de culturas microbianas em condições específicas, análises de fermentação, extração de DNA a partir de amostras com baixa concentração de conteúdo biológico, sequenciamento de DNA de alta performance de comunidades microbianas diversas, além de estocagem de material biológico.
Foram discutidos vários temas para projetos futuros de mestrado e doutorado e definidas estratégias para consolidação da parceria entre o PPGEA/FURB e o IPR/PUC.
 
Na foto, da esquerda para a direita, profa. Dra. Lorena Benathar Ballod Tavares e Profa. Dra. Juliane Araújo Greinert Goulart.