Professor da FURB ministra palestra na Alemanha

Professor da FURB ministra palestra na Alemanha

Foto: Divulgação

O Prof. Dr. Rubens Marschalek, professor do Curso de Engenharia Florestal da FURB nas áreas de Melhoramento Genético, Comunicação e Extensão Rural, foi convidado a ministrar uma palestra na Westfälische Wilhelms-Universität Münster. O evento ocorreu dia 10 de junho.

O anfitrião foi o Dr. Wilhelm Bauhus, coordenador da AFO, que esteve na FURB em 2011 para participar da Semana Acadêmica de Engenharia Florestal.  A palestra conduzida pelo professor Rubens Marschalek foi intitulada: Die Forstinventur des Bundeslandes Santa Catarina (IFFSC), Brasilien (The Floristic and Forest Inventory of Santa Catarina (IFFSC), Brazil).

Participaram o evento integrantes da Arbeisstelle Forschunstransfer (AFO - Depto que trabalha com Inovação, Patentes, Transferência de Tecnologia e Popularização da Ciência), do Jardim Botânico, bem como do Centro Brasileiro (Brasilien Zentrum) que a Universidade de Münster mantém.
 
Antes da palestra técnica, foi feita uma apresentação sobre a FURB, os cursos oferecidos, através de vídeo legendado em alemão.

A palestra técnica foi acompanhada de amostras de madeira de espécies nativas, preparadas pelo Prof. Dr. Jackson Eleotério, bem como livros e publicações do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) cedidos pelo Prof. Dr. Alexander C. Vibrans, além de materiais informativos sobre a FURB em inglês e sobre Blumenau. A palestra despertou grande interesse e as atividades da FURB e seu inventário florístico florestal foram muito elogiadas, por tratar-se de atividades de pesquisa de grande vulto, desenvolvidas com rigor científico e geradoras de muitos dados, em equipes multidisciplinares, envolvendo diversas instituições.

O mestrado e doutorado da FURB na área Ambiental, e o mestrado em Engenharia Florestal, são, portanto, áreas que atraíram o olhar da WWU Münster para intercâmbios de alunos e projetos conjuntos de pesquisa e extensão.
 
Diante dos bons resultados da palestra, o Rubens Marschalek  considera que há boas perspectivas de que a FURB possa efetivar um convênio com a WWU Münster, universidade que apesar de não ter engenharias, tem atividades em áreas diversas, e é centro de excelência em medicina, especialmente oncologia, cardiologia e neurologia, e também tem fortes atividades na área de música, além evidentemente do interesse de cursos ligados à Biologia, que teriam uma grande interface com a Engenharia Florestal da FURB, com o IFFSC, Projeto Restaurar,  entre outros. A área de ciências humanas também é um dos pontos fortes da Universidade de Münster.