Prêmio da Música Catarinense

Prêmio da Música Catarinense

No dia 17 de dezembro de 2014, a partir das 20h30, no palco do Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, acontece a segunda edição do Prêmio da Música Catarinense. O concurso é uma promoção do site Música SC (www.musicasc.com.br) e a produção é da Pimenta do Reino Produções com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e de diversos patrocinadores.
 
Segundo Márcio Pimenta, proprietário do site e da produtora, a ideia surgiu da parceria entre ele e seu sócio, Teco Padaratz, que a partir do espaço conquistado na rádio educativa da Udesc, no qual transmitem semanalmente o programa Música SC, tiveram a ideia de criar o prêmio.
 
Após a primeira edição que aconteceu em 2013, veio o convite de um canal de TV para que o prêmio fosse televisionado. Quem disse que a revolução não seria televisionada estava enganado e a partir desse contato, Márcio e Teco conseguiram levar o programa da rádio também para a televisão, onde é exibido todas as sextas, às 13h30. O programa já está na 31ª edição e sem previsão de encerrar.
 
Na edição de 2013 do Prêmio da Música Catarinense, foram 200 inscritos e 40 mil votos on line. Esse ano as inscrições chegaram ao número 298 artistas/bandas e a média de votos está em quase dois mil por dia! Tanta repercussão se deve à qualidade do trabalho dos artistas do estado e à mobilização que têm gerado entre seus fãs e amigos. Serão premiados nessa edição, os artistas mais votados nas sete categorias que são: Melhor Banda, Melhor Álbum, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Melhor Instrumentista, Melhor Videoclipe e Artista Revelação. 
 
Artistas de diversas cidades de Santa Catarina estão concorrendo, alguns novos nomes como Caraudácia e Circo Quebra Copos que concorrem na categoria Artista Revelação, entre outros mais conhecidos como Gazu e Chico Martins, da conhecida do público catarinense Dazaranha, concorrendo respectivamente como Melhor Cantor e Melhor Instrumentista. François Muleka, que além de seu trabalho solo também integra a excelente Karibu Trio, é um dos mais bem cotados para a colocação final na categoria em que está concorrendo. Fora da ilha da magia tem Ruca Souza, que agora em carreira solo, segue fazendo bastante barulho em Itajaí e a Mundo Analógico de Criciúma também está na parada levantando o astral por onde passa.
 
Entre os participantes também tem um representante blumenauense, o conhecido na “Alemanha sem passaporte” do Vale do Itajaí, John Mueller. John disse que ficou sabendo da premiação pela internet, nas redes sociais e está concorrendo na categoria Melhor Álbum com um disco sincero repleto de boa música popular brasileira. Por Um Fio, será lançado em 2015 e tem participações de músicos que acompanham ou já acompanharam grandes nomes da MPB como João Bosco, Elis Regina, Dorival Caymmi entre outros. Com produção e direção musical de Jorge Helder, baixista de Chico Buarque, foi gravado no Rio de Janeiro, no Estúdio Tenda da Raposa, em outubro deste ano.
 
John Mueller lidera a votação popular na categoria em que participa, mas esse não será o único quesito para levar o troféu. No dia 17/12 durante o evento da premiação, será divulgada a lista dos integrantes do júri que irá, somado à decisão popular pelos votos online, decidir quem serão os premiados desse ano.
 
Para o show de encerramento do evento estão confirmadas as apresentações da Banda Primavera nos Dentes, Luciano Bilu e banda, Luiz Meira e do Trio Tagima e Nagano (Edu Ardanuy na guitarra, Celso Pixinga no baixo e Maurício Leite na bateria).
 
Os vencedores levam troféus exclusivos confeccionados pela Imaginarium e o vencedor da categoria Artista Revelação será o grande premiado da noite, vai receber da Tagima Guitars e Nagano Drums uma guitarra, um cubo de guitarra, um baixo e cubo de baixo, uma bateria e um kit de microfone sem fio.
 

Para saber quem são os participantes e ajudar a decidir quem vai levar a parada esse ano, acesse www.premiodamusicacatarinense.com.br, vote e prestigie a produção musical local.