Pesquisa discute desafios lúdicos no ensino fundamental

Pesquisa discute desafios lúdicos no ensino fundamental

Foto: Divulgação

O mestrando Jonathan Gil Müller, do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática da FURB, apresenta nesta segunda-feira (16-11), às 9h30min, na sala I 205, Campus I, um seminário intitulado Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: Desafios Lúdicos. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Tania Baier.
 
Nesta pesquisa, inicialmente é apresentada uma reflexão relacionada ao ensino de Matemática, de acordo com as recomendações dos movimentos brasileiros de reorganização curricular, enfatizando a abordagem, em sala de aula, de temas desenvolvidos na atualidade.
 
Foram procurados modos de tornar acessível, aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, tópicos da Teoria dos Grafos, sendo elaboradas, para compor o produto educacional desta dissertação, oito atividades no formato de desafios lúdicos. A Teoria dos Grafos caracteriza-se pelo estudo qualitativo dos objetos, e por sua simplicidade de representação possui inúmeras aplicações como também é referenciada em diversas áreas do conhecimento. Para um melhor entendimento dos conhecimentos propostos no produto educacional, foi usado um dos recursos pedagógicos recomendado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o uso da história da matemática.
 
Fundamentação
Para tanto, foi discutido o Problema das pontes de Königsberg, uma cidade prussiana, localizada em meio a ilhas, no centro do rio Pregolya, estudado pelo matemático Leonhard Euler (1707 – 1783), em 1736, um marco na história da Teoria dos Grafos, e o Teorema das quatro cores, estudado em meados do século XIX.  Atualmente Königsberg chama-se Kalinigrado.
 
Metodologia
 Os desafios elaborados foram organizados em uma oficina e aplicados, separadamente, com licenciandos do curso de Matemática e com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. A aplicação do produto educacional e sua respectiva análise seguiram os preceitos metodológicos da pesquisa qualitativa e da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. As situações divertidas proporcionadas pelos desafios foram importantes para motivar os estudantes, contribuindo, desse modo, para o ensino e a aprendizagem dos conceitos sugeridos, proporcionando um entendimento da Matemática como uma ciência em contínuo processo de criação.
 
Foto: Representação das pontes de Königsberg