Palestra abordará o

Palestra abordará o

Foto: Divulgação

A convite do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação e dos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e em Desenvolvimento Regional (PPGDR), o filósofo e professor Dr. Sandro Luís Bazzanella (UnC) estará na FURB, na próxima sexta-feira (01/04), a partir das 19 horas, no auditório do bloco J.
 
Bazzanella fará uma palestra sobre o tema “O estado de exceção, na perspectiva de Giorgio Agamben”.
 
Mas quem é Giorgio Agamben? É um renomado filósofo, professor e pesquisador italiano. No blog da Boitempo, há uma entrevista de 2012 e um currículo. Entre seus principais livros destacam-se Homo sacer (2005), Estado de exceção (2005), Profanações (2007), O que resta de Auschwitz (2008) e O reino e a glória (2011), os quatro últimos publicados no Brasil pela Boitempo Editorial.

 
Informações sobre a sua “teoria geral do estado de exceção” também podem ser conferidas, por exemplo, na entrevista que Agamben concedeu à tradutora Susana Scramim, publicada pela Revista do Departamento de Psicologia da UFF.
 
Currículo do palestrante
 
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica.