Letras promove roda de conversas com convidados externos

Letras promove roda de conversas com convidados externos

Foto: Divulgação

A fim de se propiciar discussões sobre práticas de leitura e escrita situadas no contexto educacional, o curso de Letras da FURB, por meio das disciplinas Linguística 2 (professoras Adriana Fischer e Henriette Steucke) e Língua Portuguesa 2 (professora Luana Ewald), tem aberto um diálogo entre acadêmicos da segunda fase e professores externos, graduados em Letras, que já atuam com Língua Portuguesa e Língua Inglesa nas escolas da região (educação básica).
 
Essa roda de conversas ocorre nesta quinta-feira (dia 10), à noite, com o oportunizando aos acadêmicos o contato com bons profissionais e práticas diferenciadas, informa a coordenadora do curso, professora Diva Farret Rangel Martinelli, que comemora o ingresso de 50 calouros em 2016.
 
-- No primeiro momento de conversa, cada professor discorre sobre sua experiência, de como prepara as aulas, dos sucessos, insucessos e dificuldades, além de socializar um pouco perspectivas teóricas. No segundo momento, os acadêmicos de Letras fazem perguntas, comentários e esclarecem dúvidas, explica.
 
O momento de trocas se concretiza com atividade de pesquisa realizada pelos acadêmicos: eles analisam as experiências de sala de aula, compartilhadas durante a roda de conversas, e registram, individualmente, as vivências socializadas também pelos professores. Essa espécie de diário reflexivo servirá como material de análise em sua pesquisa acadêmica.
 
Os convidados externos
 
Caique Fernando da Silva Fistarol possui graduação em Letras e foi bolsista do Programa de Educação Tutoria (PET) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Uninter, Mídias da Educação pela FURG e Coordenação Pedagógica pela UFSC. É mestrando em Educação na FURB. Atualmente é professor de Língua Inglesa nas escolas básicas municipais Annemarie Techentin, Alberto Stein e Professor Oscar Unbehaun. Participa como supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da FURB.
 
Silvane Terezinha de Oliveira possui graduação em Letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professora de Língua Portuguesa na EBM Machado de Assis e na EBM Francisco Lanser e participa como supervisora do Subprojeto Letras-Português do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da FURB.