Imunização contra Hepatite B

Imunização contra Hepatite B

Foto: Divulgação

Prezados (as) servidores(as),
 
A Vigilância Epidemiológica de Blumenau realiza neste mês a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Hepatite B. Neste sábado, dia 25, acontece o dia D da mobilização, onde os blumenauenses serão imunizados exclusivamente nos Ambulatórios Gerais (AGs). O horário de atendimento será das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. Para ser imunizado, é necessário apresentar a carteira de saúde.
A partir de segunda-feira, dia 27, além de a imunização ser feita nos AGs, as unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) que contam com sala de vacina também vão aderir à campanha. Por determinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas podem tomar a vacina, independente da faixa etária. A imunização segue até o dia 31 de julho. 
 
SOBRE AS HEPATITES
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, cujos sintomas nem sempre aparecem, mas quando surgem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos sem adequada esterilização, tais como: agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure, materiais para aplicação de tatuagens e colocação de piercings.
 
A hepatite C também é transmitida pelo sangue. A contaminação pode ocorrer pelo uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ser portador da doença.
 
COMO PREVENIR A HEPATITE B E C
- Vacine-se contra a hepatite B
- Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.
- Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.
- Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.
- Utilize material de manicure individual e esterilizado.
- Use preservativo em todas as práticas sexuais.
 
 
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT
Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – DGDP
Campus I - Bloco K – Sala 211
Horário de atendimento -13h às 19h
Telefone: 3321-0326/3321-0327