Impacto social: Projeto de extensão da FURB agora é política pública municipal

Impacto social: Projeto de extensão da FURB agora é política pública municipal

Foto: Felipe Augusto Fernandes

Na última sexta-feira, 14 de junho, o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, recebeu representantes do projeto de extensão da FURB “Observatório dos Bebês de Risco” para um ato de sanção simbólica da lei que instituiu o Programa “Atenção aos Bebês de Risco” no município. A iniciativa nasceu em 2019 como projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia e tornou-se política pública municipal a partir da iniciativa dos vereadores Cristiane Loureiro, egressa do curso de Fisioterapia da FURB, e Gilson de Souza, que já mediavam a relação do Observatório com o poder público com o objetivo de ampliar o número de encaminhamentos ao serviço.

O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores no início de abril. Para Loureiro, a implementação do programa como política pública municipal é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelo Observatório e deve gerar maior visibilidade para o atendimento realizado, além de aumentar a demanda pelo serviço. A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, ressaltou que o próximo passo para a implementação da política é criar protocolos na rede municipal de saúde para que todos os bebês considerados de risco possam ser encaminhados ao serviço.

O Observatório dos Bebês de Risco reúne professores e estudantes que acompanham o desenvolvimento de bebês de risco nascidos na área de abrangência do Centro Especializado de Reabilitação (CER II). O serviço é único no país e realizou mais de mil atendimentos no ano passado. A coordenadora do projeto, professora Janaina Real de Moraes, explica que o acompanhamento dos bebês de risco é fundamental para identificar atrasos no desenvolvimento e permitir a intervenção precoce.