FURB sedia etapa regional da Maratona de Programação

FURB sedia etapa regional da Maratona de Programação

Foto: Divulgação

Neste sábado (10 de setembro), a Universidade Regional de Blumenau (FURB) vai sediar a etapa regional da Maratona de Programação. Alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação da área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação) de todo o estado de Santa Catarina estarão em Blumenau para participar da atividade.

O evento ocorre na forma de um torneio, conhecido como International Colegiate Programming Contest (ICPC), que no Brasil foi chamado de Maratona de Programação, no qual os estudantes formam equipes de três alunos, tendo um professor como técnico, e competem com estudantes de outras instituições.

A competição consiste em resolver problemas de programação, cerca de dez a quinze problemas. As equipes têm cinco horas para tentar resolver o maior número possível. Alguns problemas requerem apenas compreensão. Outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas para serem resolvidos. Os competidores devem descobrir quais problemas são mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Vence a equipe que conseguir resolver maior número no menor tempo possível.

A Maratona de Programação será realizada simultaneamente em todo o Brasil em mais de 50 sedes regionais. As melhores equipes das etapas regionais se credenciam para participar da regional sul americana de onde as melhores serão selecionadas para participar das Finais Mundiais do evento. 

O curso de Ciência da Computação da FURB participará com 4 equipes, todos sob orientação do professor Daniel Theisges dos Santos. 

- Equipe "Despertar do Erro" composta pelos alunos: Everson Ricardo Gutz, Leonardo Fiedler e Rafael Diegoli
- Equipe "JAVA_HOME = 0x29A" composta por: Evandro Matheus Schmitz, Lucas Eduardo Schlögl e Luccas de Souza Silva
- Equipe "Twisted Transistor" formada por: Gabriel Roda, Matias Henschel e Mattheus Sgrott
- Equipe "undefined behavior" composta por: Gustavo Bittencourt, Leonardo Leal Oliveira e Thainara Rogério

"A participação neste tipo de evento é muito importante para a formação do acadêmico. Por isso, temos incentivado e participado assiduamente nos últimos anos. Ao participar desta competição, o aluno deixa claro a sua capacidade em desenvolver algoritmos e de resolver problemas computacionais que são a principal habilidade de um profissional que visa trabalhar no desenvolvimento de softwares ou de novas tecnologias", enfatiza o organizador do evento e coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Aurélio Hoppe.
 
Na FURB, o evento acontecerá nos laboratórios do Departamento de Sistemas e Computação, das 8h às 20h. 

Para mais informações acesse: inf.furb.br/maratona