FURB recebe certificação do Movimento Nós Podemos

FURB recebe certificação do Movimento Nós Podemos

Foto: Nós Podemos Santa Catarina/André Luiz Bonomini (estagiário)

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebeu no último dia 11 de dezembro a certificação referente aos trabalhos desenvolvidos junto aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). O certificado foi conferido pelo Movimento Nós Podemos (divisão Santa Catarina) durante o encontro anual, promovido no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Representando a Instituição estava a chefe da Divisão de Apoio a Extensão (DAEX), Marilda Angioni, que recebeu o certificado das mãos do secretário executivo-adjunto do Movimento no Estado, Odilon Luís Faccio.
 
Os trabalhos voltados à disseminação dos ODM na comunidade acadêmica por meio das atividades e projetos de extensão da FURB foi o que levou a esta certificação, a primeira concedida à Universidade. “Este reconhecimento representa todo um trabalho que desenvolvemos dentro da Instituição de divulgação das metas dos ODM. Com isso, voltamos o olhar da comunidade acadêmica e os trabalhos desenvolvidos a se direcionar à elementos que contribuam no cumprimento destes objetivos”, explica Marilda.
 
FURB e os ODM
 
Desde 2010, a FURB mantém compromisso junto ao Movimento Nós Podemos (divisão Santa Catarina) no sentido de disseminar e incentivar o cumprimento das oito metas estabelecidas pela ODM. Antes de 2010, a Instituição já mantinha convênio junto a Secretaria de Estado do Planejamento para o acompanhamento dos objetivos.
 
Quatro atividades são as principais na transmissão dos ODM dentro da FURB. A primeira é a inserção de um item relativo a aderência nos Objetivos do Milênio no formulário de proposta de extensão, ação esta que conta com 85,5% de adesão dos trabalhos.
 
Outra iniciativa é a inserção de um dos oito ícones dos ODM nos pôsteres de apresentação de projetos de extensão durante a Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE). “Muitos dos expositores de projetos da MIPE às vezes nem sabe da ligação dos trabalhos com os Objetivos do Milênio. E, às vezes, os que não sabiam acabam descobrindo esta relação na hora de anexar um dos ícones no pôster. É uma boa surpresa para eles e para nós também”, afirma Marilda.
 
Outras duas ações são os cursos voltados à disseminação das metas e indicadores dos ODM dentro da FURB. Um deles, um minicurso totalmente voltado aos Objetivos, foi incluído na revisão deste ano do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2015 da Instituição, no item “Desenvolvimento da Extensão”. O outro, diretamente ligado a extensão universitária, volta o desenvolvimento regional as metas dos ODM.
 
ODM e o Nós Podemos
 
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) são metas estabelecidas pela ONU para a melhoria da qualidade de vida do ser humano dos 191 países-membros. 
 
São oito os objetivos principais descritos pela ONU para melhorar o destino da humanidade neste milênio: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio-ambiente; e o trabalho em conjunto visando o desenvolvimento.
 
No Brasil, o acompanhamento destas metas é feito pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, ou Movimento Nós Podemos, criado em 2004 e que busca a conscientização da sociedade e dos governos para o cumprimento dos ODM. O grupo está presente nos 26 estados, mais o Distrito Federal (DF), e reúne iniciativas sociais espontâneas de diversos setores da sociedade brasileira.