FURB marca presença no 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

FURB marca presença no 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

Foto: Unochapecó

De 22 a 24 de maio, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) participou do 9º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (FIEPE), organizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Integrando as 14 Instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe, o FIEPE contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC), entre outros parceiros e patrocinadores.

O evento aconteceu na Unochapecó, na maior cidade do Oeste de Santa Catarina. Estiveram representando a FURB o vice-reitor, Marcus Vinicius Marques de Moraes; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante, Romeu Hausmann; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Michele Debiasi Alberton; os responsáveis pela Divisão de Apoio a Extensão, Fabrício Gustavo Gesser Cardoso; Divisão de Apoio à Pesquisa, André Luís de Gasper; e Divisão de Pós-Graduação, Ricardo Bittencourt.

No início da programação, na quarta-feira (22), houve a reunião das Câmaras de Ensino (presidida pelo pró-reitor Romeu Hausmann), Pesquisa (presidida pelo professor Ricardo Bittencourt), Pós-Graduação, Extensão e Inovação do Sistema Acafe. No decorrer da programação, houve momentos de fala de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), debatendo os desafios para educação superior a nível de Brasil, critérios de avaliação das Universidades, formação de novos professores e as demandas dos programas de graduação e pós-graduação a nível nacional.

Membros de órgãos estaduais também estiveram presentes, como a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, representantes da Fapesc e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, entre outras autoridades. Durante o encontro, os representantes das Universidades presentes debateram as contrapartidas que os estudantes das instituições do Sistema Acafe terão que prestar enquanto beneficiários do programa Universidade Gratuita, do Governo Estadual.

“No programa Universidade Gratuita, uma temática importante foi a operacionalização da contrapartida das Instituições e dos estudantes. A Acafe precisa encontrar uma maneira que seja comum às instituições mas que respeite suas particularidades administrativas e particularidades regionais”, observa o vice-reitor Marcus Vinicius Marques de Moraes.

Muito além de discussões técnicas sobre o ensino superior catarinense, houve a apresentação de cases de sucesso entre as instituições do sistema Acafe e premiações dos melhores trabalhos apresentados tanto na área de pesquisa quanto de extensão. A FURB levou para o 9º Fiepe o projeto Forest Data Link, que integra o FlorestaSC, novo nome do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, com uma apresentação do pesquisador Adilson Luiz Nicoletti.

Trabalhos de destaque de estudantes da Universidade Regional de Blumenau foram apresentados. Entre eles, o trabalho “Caracterização química e avaliação de Myrcia neoobscura como potencial fito cosmético para a pele”, de Larissa Mascarenhas Krepsky, Carlos Rafael Vaz, José Roberto Santin, Isabel Machado, Luciano Vitali e Michele Debiasi Alberton, que conquistou o prêmio de 3º lugar entre os melhores trabalhos apresentados, na categoria Pesquisa. Além deste, a FURB levou ao 9º Fiepe os seguintes trabalhos:

- “Construindo uma biblioteca da diversidade funcional das florestas catarinenses”;

- “Criopreservação de sementes de Dyckia ibiramensis reitz (bromeliaceae): uma espécie endêmica e ameaçada de extinção da Mata Atlântica”;

- “Agroprevine-SC: vigilância integrada de resistência aos antimicrobianos no contexto da saúde única”;

- “Detecção de genes de resistência antimicrobiana de bactérias isoladas de animais atendidos no serviço de atendimento de animais silvestres: aplicação”;

- “Pulso coletivo – o que você pensa sobre doação de sangue?”

Além dos representantes da administração superior da FURB, também estiveram no Fórum, em Chapecó, os pesquisadores do projeto FlorestaSC que apresentaram seu trabalho, a professora Eleine Anzai, do Departamento de Medicina Veterinária, bem como as estudantes Sofia Simas Mantovaneli e Camila Elen Correia.

“O evento foi extremamente positivo. É um momento de bastante troca de conhecimento, de discussões, sugestões também, nós nos encontramos com vários gestores, estudantes, professores do sistema Acafe para uma troca bem enriquecedora de conhecimentos”, finaliza Michele Debiasi Alberton, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB.