Fórum Parlamentar ressalta contribuições das Comunitárias ao desenvolvimento do Estado

Fórum Parlamentar ressalta contribuições das Comunitárias ao desenvolvimento do Estado

Foto: Gregory Martins

A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, abriu o Fórum Parlamentar em Defesa das Instituições Comunitárias de Ensino Superior de Santa Catarina realizado na Universidade Regional de Blumenau (FURB) na noite de 02 de maio, data em que a Universidade comemorou seus 59 anos, bem como os 49 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), criada no mesmo dia, em 1974.  

Na abertura do evento, a reitora destacou a honra de encerrar a primeira etapa de reuniões do Fórum, que passou por todas as regiões do Estado em IES Acafe, desde o seu lançamento, em 29 de março. Ela agradeceu a presença dos deputados estaduais presentes: Ivan Naatz, Egídio Ferrari e Napoleão Bernardes, “os três são egressos da Universidade de Blumenau, assim como muitos dos convidados que estão aqui hoje”, pontuou Marcia, citando prefeitos, vereadores e empresários. “Nosso objetivo neste fórum é mostrar a nossa importância. Será que a nossa região teria o desenvolvimento que tem, sem a FURB?” questionou a reitora. Ela fez, ainda, uma homenagem especial à idealizadora da Universidade: Orlandina Carmem Wüst, presente ao Fórum e que em 1956, escreveu uma carta, publicada no jornal “O Estudante”, na qual apela pela criação da Faculdade de Química. “Essa homenagem é um agradecimento à sua luta, Dona Orlandina. Graças ao esforço da nossa comunidade, a FURB é a primeira instituição de ensino superior criada no interior de Santa Catarina. Agora, estamos lutando pela faculdade gratuita aos nossos estudantes e é com luta que a gente consegue, mostrando que é viável”, destacou a reitora da Universidade de Blumenau. “Somos merecedores deste projeto”, enfatizou Marcia.

“Blumenau e região não seriam o que são hoje se não fosse a FURB”, confirmou o presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE), Demócrates Schmidt, que assinou em nome da AMPE, um protocolo de intenção de convênio entre as instituições. “Com essa parceria, queremos oferecer os cursos da FURB aos nossos associados e todo apoio será dado pela AMPE a Blumenau e região, que merece o projeto Faculdade Gratuita”, observou o presidente. O setor produtivo contou ainda com a representação da presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Christiane Bueger, que também ressaltou a importância da Universidade ao desenvolvimento da região.

Trazer à comunidade informações sobre os serviços prestados pelas 14 instituições de ensino superior que compõem o Sistema Acafe e defender seu legado no desenvolvimento de Santa Catarina nos últimos 50 anos é o principal objetivo do Fórum, que atua com os mesmos princípios da Acafe, visando discutir políticas públicas voltadas para o ensino superior e para garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES).

A presidente da Acafe, reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Luciane Ceretta, destacou, agradeceu e reconheceu o deputado Napoleão Bernardes pela proposição do Fórum e reafirmou o papel fundamental do Sistema Acafe ao desenvolvimento de Santa Catarina. “Só em 2022, nossas instituições foram responsáveis por mais de 500 mil atendimentos na área da saúde e mais de 60 mil atendimentos jurídicos”, exemplificou Ceretta.

Na sequência, o assessor de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Acafe, Adriano Rodrigues, conduziu os trabalhos e dialogou com os convidados sobre a importância da Universidade. O Fórum foi transmitido ao vivo pela FURB TV e está disponível no YouTube.

Acompanhe na íntegra os pronunciamentos

Luis Gustavo Pscheidt, presidente do DCE

Christiane Bueger, presidente da Acib

Demócrates Schmidt presidente da AMPE

Prefeito Mario Hildebrandt

Deputado Ivan Naatz

Deputado Egídio Ferrari

Deputado Napoleão Bernardes

Assista também a reportagem da FURB TV sobre o Fórum e outras atividades que marcaram o dia 02 de maio na Universidade.