Evento realizado na FURB chama atenção do público com roda de capoeira em frente à biblioteca universitária

Evento realizado na FURB chama atenção do público com roda de capoeira em frente à biblioteca universitária

Foto: Gustavo Feo

De 11 a 15 de junho, a FURB recebeu duas ações do 1º Encontro Capoeira que Transforma, realizado pela Associação de Capoeira Magia da Bahia, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. Na primeira noite de programação, a professora do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade, Ana Claudia Oliveira Hopf proferiu uma palestra sobre Competências Socioemocionais no Âmbito da Saúde e Cultura.

“A capoeira é um momento assim onde existe um jogo, existe uma expressão cultural muito forte, ela é brasileira, então nesse intuito ela traz o ritmo, ela traz a dança, ela traz uma cultura também dos nativos dentro desse espaço, então é importante para a gente conhecer e, ao mesmo tempo, a pessoa se sente desafiada a se desenvolver, tanto motoramente como também o seu comportamental. Essas seriam as suas relações, as suas habilidades emocionais para poder tratar com o mundo e com seus desafios do dia-a-dia. Então a capoeira ela auxilia também nesse processo”, pontua a docente.

Em seguida, após a palestra, foi realizada uma roda de capoeira durante a noite de 11 de junho, que chamou a atenção de quem passava em frente à Biblioteca Universitária do campus 1. Na sequência, estudantes de Educação Física e do próprio movimento de capoeira organizador da programação subiram até o ginásio do campus 1 da Universidade e deram continuidade à dinâmica das atividades, em meio à disciplina de Pedagogia do Esporte, ministrada pelo professor Ruy Dornelles.

A programação do 1º Encontro Capoeira que transforma teve continuidade no último sábado (15), com várias atividades no âmbito da Universidade. O projeto visa proporcionar uma imersão nos diversos aspectos da capoeira, enaltecendo a riqueza da diversidade cultural de Blumenau e promovendo a descentralização e democratização do acesso à cultura. As atividades são diversas e incluem rodas de capoeira e de saberes, palestras, vivências e apresentações culturais.

Assista à reportagem abaixo, produzida pela equipe de Jornalismo da FURB, e confira como foi um pouco da programação do evento na última semana: