Estudo sobre áreas de risco ganha prêmio de arquitetura

Estudo sobre áreas de risco ganha prêmio de arquitetura

Foto: Divulgação

O arquiteto  Guilherme Augusto Linhares Vendrami, graduado no curso de  Arquitetura e Urbanismo da FURB no primeiro semestre de 2015,  conquistou o  3º Prêmio Para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, na última sexta-feir(11-12), em Florianópolis. O trabalho  de conclusão de curso objeto do prêmio, é intitulado Adaptação Rizomática - Novos Olhares na Comunidade Coripós. A pesquisa foi orientada pelo Prtof. Guido Paulo Kaestner Neto.
 
 
O projeto teve por objetivo materializar uma nova tipologia de construção para áreas de risco, ao mesmo tempo fomentando a comunidade a participar do processo de construção do espaço, e por uma reflexão essencial do que hoje entendemos por área de risco. O trabalho envolveu uma crítica sobre a cidade de Blumenau e como foi colonizada, junto ao seu rio, o rio Itajaí-Açu e seus vastos vales, como sendo os grandes transformadores do espaço.
 
 Mas esses transformadores acabaram se tornando problemas ao dar de encontro com a prepotência do homem, em sua essência, sobre seu sistema de adaptação com o lugar. Uma forma de habitar, aliada a um mal planejamento de adaptação do homem em relação ao meio ambiente, trazem sérios problemas ao espaço habitado.
 
Deslizamentos de terra e enchentes acontecem praticamente todo o ano em Blumenau, destruindo lares e muitas vezes até vidas. Muitos dos desastres acontecem em ocupações informais, também tema de fundamental importância no trabalho e retratado com grande potencialidade. O trabalho parte da reflexão sobre o nosso modo de habitar e se adaptar ao meio, até uma tipologia construtiva alternativa na comunidade Coripós, com o objetivo principal de conversar e se adaptar ao ambiente natural através de uma solução essencialmente sustentável. Envolvendo conscientização ambiental, apoio das comunidades e uma nova forma de enxergar a cidade, podemos mudar a nossa visão sobre como a ocupamos, formando uma sociedade mais atenta e preocupada com o meio.