Estudo avalia a responsabilidade corporativa desde IES

Estudo avalia a responsabilidade corporativa desde IES

Foto: Divulgação

A mestranda Liliane de Souza Vieira da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação na  próxima segunda-feira, dia 27, às 14 horas, na sala D-401 (campus 1).
 
O título do trabalho acadêmico é “Integração da Responsabilidade Social Corporativa ao Curso de Administração: Um Estudo Realizado em Instituições de Ensino Superior de Blumenau”.
 
Compõem a Banca Examinadora a Presidente, Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto – FURB; Titulares: Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB e Prof. Dr. Rodrigo Moreira Casagrande – ISAE; Suplente: Profa. Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
As mudanças significativas e duradouras no comportamento das empresas em direção à Responsabilidade Social Corporativa (RSC) devem envolver as instituições que atuam como impulsionadores do comportamento empresarial, sobretudo as Instituições de Ensino Superior (IES), tendo em vista que as IES influenciarão na percepção que os estudantes possuem de empresa e suas responsabilidades.
 
A partir desse contexto, buscou-se investigar como a RSC está sendo integrada ao ensino em Administração de duas IES localizadas do município de Blumenau, estado de Santa Catarina.
 
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, estruturada a partir do modelo multinível, adaptado de Seto-Pamies e Papaoikonomou (2015), o qual sugere a investigação da integração da RSC ao curso de Administração em três níveis interligados: nível institucional, nível curricular e nível pedagógico. O nível institucional diz respeito à missão, à visão e aos valores traçados pela IES e pelo curso de Administração. Nesse nível, busca-se, no perfil do curso e da IES, a manifestação de conteúdos que revelem relação com a RSC. O nível curricular diz respeito às disciplinas, e, neste, verifica-se de que modo a RSC está presente na matriz curricular do curso. Por fim, o nível pedagógico diz respeito às metodologias e estratégias adotadas pelo coordenador (a) e docentes ao promover e abordar a temática no ensino.
 
A coleta de dados ocorreu por meio de documentos institucionais, entrevistas individuais e grupais, e o tratamento dos dados foi realizado por meio de análise documental e análise de conteúdo categorial, visando à triangulação dos dados, a fim de alcançar maior confiabilidade dos resultados. A amostra de entrevistados constitui-se de: coordenador(a), docentes e alunos do curso de Administração de ambas as IES pesquisadas. Como principais contribuições, este estudo destaca que a integração da RSC no curso e no ensino em Administração está avançando gradativamente; entretanto, os resultados apontam um longo caminho a ser percorrido na busca consistente, planejada e sistemática da integração do tema ao curso.
 
Os dados do estudo demonstram possíveis formas de integração da RSC no ensino, quando evidenciou como os docentes têm abordado a temática em suas disciplinas. Pode-se inferir dos resultados que os docentes são os principais propulsores da RSC no ensino, visto que, na maioria dos casos, conteúdos e atividades alusivas à RSC não fazem parte formal do currículo.
 
Esta pesquisa, mesmo que de forma singela, visa contribuir para o incentivo de pesquisas na área, no sentido de demonstrar a importância de uma abordagem planejada e sistemática do tema no ensino em Administração, seja de forma específica, transversal ou de ambas as formas, dada a importância da RSC na busca do desenvolvimento sustentável regional e global.