Estudo avalia ensino de ecologia em meios digitais

Estudo avalia ensino de ecologia em meios digitais

Foto: Divulgação

Ohttp://www.furb.br/web/admin/inc/fckeditor/editor/images/spacer.gif mestrando Rodrigo Cardoso da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta terça-feira (11-08), às 8 horas, na sala 205, Bloco I, Campus I, um seminário intitulado “O estudo de conceitos de ecologia por meio de objetos digitais de aprendizagem”. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Tânia Baier.
 
Pesquisa quali-quantitativa
O estudo teve como objetivo geral construir três objetos digitais de aprendizagem para auxiliar aos professores e alunos no estudo de conceitos de ecologia. A análise dos dados obtidos por meio dos questionários sobre o perfil dos alunos e dos professores foi realizada com abordagem quantitativa. As análises relacionadas com o produto educacional seguiram os preceitos da pesquisa qualitativa. A pesquisa abrangeu sessenta e dois alunos e duas professoras, de três escolas públicas diferentes, situadas na área urbana do município de Blumenau, pertencentes ao 6º ano do Ensino fundamental. Os alunos responderam a dois questionários específicos, um sobre o perfil e o uso de recursos tecnológicos, realizaram as atividades da disciplina de Ciências e suas respectivas avaliações; e opinaram sobre a aplicação, entendimento e realização das atividades propostas pelo ambiente de aprendizagem no segundo questionário. As professoras também responderam aos dois questionário s sobre o uso dos recursos tecnológicos e avaliaram o estudo de forma geral. 
 
Resultados
Os resultados dessas interações respondem aos objetivos específicos dessa pesquisa e dialogam com a teoria consultada.
Entre os principais resultados observa-se que os alunos possuem baixo uso dos diferentes tipos de softwares disponíveis, mas, amplo acesso à Internet e ao computador, e frequentam as redes sociais, navegando de uma a três horas por dia nesse contexto. As professoras disponibilizam ao menos uma hora por dia para preparar materiais e atividades de aula usando recursos tecnológicos, mas também possuem baixo índice de prática em softwares variados. As atividades da disciplina de Ciências foram positivas para professores e alunos, mas seu desenvolvimento enfrentou dificuldades de suporte de rede, impedindo que todos os alunos fossem beneficiados pela interatividade oferecida. Os alunos também precisaram de suporte dos professores para algumas atividades. Embora o estudo tenha sido avaliado como proveitoso, eficiente e facilitador da aprendizagem, para muito além das respostas digitadas, considerando -se o entusiasmo e troca de ideias dele decorrentes; apontou também para um cenário que retrata o quanto há para ser explorado com o aluno, dos recursos tecnológicos oportunizados pela escola e pelo mercado.