Estudada a viabilidade de geração fotovoltaica no Brasil

Estudada a viabilidade de geração fotovoltaica no Brasil

Foto: Divulgação

O mestrando Alexandre Kellermann, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da FURB, defendeu nesta segunda-feira (16 de março), às 14h, no auditório D 010, Campus II, a dissertação Estudo de viabilidade econômica para compensação tarifária através de geração fotovoltaica no Brasil. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Adriano Péres.
 
O trabalho investiga o potencial econômico para utilização de energia solar fotovoltaica para residências conforme regulamentação normativa da ANEEL 482/2012. São apresentados alguns dos tipos de medição de energia injetada na rede e suas principais características.
 
Metodologia
Com os dados climáticos fornecidos pelo INMET são obtidas as expressões que representam a energia média ponderada para três cidades do estado de Santa Catarina: Florianópolis, Itajaí e Indaial, com as quais pode-se prever a quantidade de energia anualizada que pode ser gerada por um sistema solar fotovoltaico. Com as expressões obtidas e levantamento de investimento necessário para a implantação de um sistema solar fotovoltaico é feito estudo de viabilidade econômica para a compensação tarifária adotada no Brasil.