Enloucrescer recebe prêmio nacional

Enloucrescer recebe prêmio nacional

Foto: Divulgação

Pela primeira vez desde a sua fundação, em 1998, a Enloucrescer (Associação de Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental de Blumenau), que é assessorada pelo Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB), recebeu o Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária. A entrega da premiação ocorreu no início de junho, durante a 21ª FEICOOP - Feira Internacional de Economia Solidária em Santa Maria/RS. Quem recebeu o prêmio foi o tesoureiro da Enloucrescer, Carlos Lingnau.

Ao todo, foram premiados 30 empreendimentos econômicos solidários (EES) formalizados, 8 ainda não formalizados e 10 redes de EES, distribuídos por 21 Estados em todas as regiões brasileiras. De Santa Catarina, foram premiadas a Enloucrescer, de Blumenau, e o Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (CEPESI), de Itajaí.

A premiação total entregue chegou a R$ 1,26 milhão. Cada EES premiado, formalizado ou não, recebeu R$ 20 mil. Os recursos devem ser usados no fortalecimento e na consolidação das iniciativas agraciadas, contribuindo também para a formalização dos empreendimentos ainda não formalizados.

Para o professor Jaison Hinkel, que acompanha o grupo pela ITCP/FURB, a premiação “representa o reconhecimento das práticas de economia solidária desenvolvidas pela Enloucrescer, práticas estas que são baseadas em princípios como a autogestão, a democracia, a cidadania, o comércio justo e solidário. A Enloucrescer tem desenvolvido importantes ações em prol da superação dos preconceitos e das dificuldades vividas pelas pessoas com sofrimento psicológico grave e que são usuários dos Serviços de Saúde Mental da cidade de Blumenau. Além disso, vale destacar que existem no Brasil cerca de 600 grupos de geração de trabalho e renda no segmento da Saúde Mental, sendo que apenas a Enloucrescer foi premiada, demonstrando o seu grande valor”, comentou.

Ele lembra que o incentivo financeiro vai ajudar a aprimorar as práticas desenvolvidas pelo grupo. Hinkel também reforçou a importância da parceria entre a Associação, o CAPSI e a ITCP/FURB. “Esta parceria é fundamental para o crescimento da Enloucrescer”, disse.

Atualmente, a Enloucrescer conta com cerca de 40 associados que participam das atividades desenvolvidas pela associação, entre elas, vale destacar as ações em parceria com a ITCP/FURB, como as oficinas de cerâmica e de teatro, e a participação na Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI).

A equipe da ITCP/FURB que atua fortemente na incubação da Enloucrescer são: os professores Jaison Hinkel, Lucineia Sanches, Roberto Murphy e Renato Mor; Acadêmicos Mari Ellen Tamara Bork, Carolina Correia; Lucas Willian e Ester C. Bevian Graf.