Editora da FURB lança livro sobre história de Blumenau

Editora da FURB lança livro sobre história de Blumenau

Foto: Divulgação

A Editora da FURB lança oficialmente nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2015, o livro Crônica do vilarejo de Itoupava Seca Altona desde a origem até a incorporação à área urbana de BlumenauA solenidade será às 20h, em frente à Livraria da FURB, no Bloco I do Câmpus 1 da FURB e é aberta a toda comunidade. Na manhã desta segunda-feira (17 de agosto), foi feito um pré-lançamento da obra para os veículos de comunicação.

Escrita pelo professor Max Humpl em 1918, a obra finalmente foi traduzida do alemão para o português pela pesquisadora Méri Frotscher, seu marido, Johannes Kramer e Adriano Stefler. O livro, que resgata uma das primeiras descrições históricas de Blumenau, apresenta uma narrativa sobre o cotidiano e o passado de Itoupava Seca, antigamente chamada de Altona, desde meados do século XIX quando a localidade foi incorporada à área urbana de Blumenau.
 
Para sua viabilização, a obra teve apoio da empresa Electro Aço Altona, uma vez que resgata a história econômica da região que levou seu nome. Em seu texto de abertura do livro, a empresa observa que os escritos de Humpl talvez sejam a primeira história de Blumenau. “Estamos diante de um inestimável documento no que diz respeito ao passado, à nossa memória e às nossas características enquanto comunidade. Graças ao texto de Humpl, aqui acompanhado de farto material fotográfico, podemos visualizar o surgimento de Blumenau através de fatos e curiosidades há muito relegados ao esquecimento”. E o nome Altona, hoje relacionado à empresa, era a forma natural e carinhosa como as pessoas chamavam o bairro, que mais tarde, seria denominado Itoupava Seca.

O livro, produzido e lançado pela Editora FURB, é rico em biografias e árvores genealógicas dos moradores da época e material iconográfico: mapas e fotografias da época, cedidos pelo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, que compõe a Fundação Cultural de Blumenau. Toda a pesquisa iconográfica foi feita por Johannes Kramer e Sueli Wanzuita Petry.
 
Cerimônia de lançamento:
Quando: 19 de agosto de 2015
Local: em frente à Livraria da FURB, no Bloco I do Câmpus 1 da FURB
Horário: 20h