Dissertação tem como tema formação de licenciandos de Artes

Dissertação tem como tema formação de licenciandos de Artes

Foto: Divulgação

A mestranda Taíze dos Santos Batistti, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
O título do trabalho é “As concepções de experiência estética na formação dos licenciandos de Artes Visuais Parfor/FURB”.
 
A Banca Examinadora é composta pela Presidente: Prof(ª) Dr(ª) Marcia Regina Selpa Heinzle/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Jociele Lampert de Oliveira/UDESC e Dr(ª) Daniela Tomio/FURB; Suplente: Prof. Dr. Antônio José Müller/FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior- GEPES do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Regional de Blumenau - FURB.
 
O presente estudo teve como objetivo geral compreender as concepções de experiência estética, presentes na formação de licenciandos do curso de Artes Visuais/PARFOR-FURB. Os objetivos específicos foram: a) identificar o termo estético na proposta curricular do curso de Artes Visuais PARFOR-FURB; b) reconhecer as concepções de estética que fundamentam a proposta curricular do curso de Artes Visuais; c) analisar a partir dos dizeres dos licenciandos aproximações da experiência estética integral (Dewey) considerando o saber o fazer e o sentimento estético.
 
De acordo com estes objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa em que foi adotado como instrumentos de geração de dados análise de documentos curriculares do curso de Artes Visuais e a realização de entrevistas
 
Sustentamos teoricamente a pesquisa nas ideias de Ana Mae Barbosa e John Dewey. Também dialogamos com outros autores que contribuíram com aspectos relacionados ao currículo.
 
Entre os resultados destacamos que o currículo indica a estética com a fase intelectual: saber estético. Na análise das entrevistas foi possível encontrar duas categorias: materiais artísticos e percepção.