Dissertação avalia influência dos empreendimentos de Bonito

Dissertação avalia influência dos empreendimentos de Bonito

Foto: Divulgação

O mestrando Rafael Moisés Ciquella, do Programa de Pós-Graduação em Administração, defende dissertação nesta quinta-feira (27/08), com o título “Influência do Processo de Comercialização e Sustentabilidade Financeira dos Empreendimentos Turísticos de Bonito (MS)”.
 
A defesa começa às 9 horas, na sala F-206. Compõem a Banca Examinadora  o Prof. Dr. Giancarlo Gomes (FURB); Profa. Dra. Marialva Tomio (Orientadora) FURB); Profa. Dra. Carla Maria Schmidt (UNIOSTE); Suplente          Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A cidade de Bonito (MS) se tornou uma referência internacional em turismo sustentável e um dos mais conhecidos destinos turísticos brasileiros, tanto por suas belezas naturais quanto pela forma como organizou a atividade turística por meio de um sistema inédito de comercialização.
 
Partindo do pressuposto que esse sistema causa influências sobre os empreendimentos privados do segmento turístico, principalmente no âmbito financeiro, o objetivo deste estudo foi desvendar quais são as influências deste sistema na sustentabilidade financeira destas empresas.
 
Quanto à metodologia, se utilizou uma pesquisa documental e bibliográfica para descrever o local de estudo e o sistema de comercialização dos produtos turísticos no município. Foram realizadas em campo, entrevistas semiestruturadas com empreendedores privados que atuam no destino Bonito, analisadas por meio da análise de conteúdo.
 
Como resultado, se buscou desvendar como as empresas turísticas do destino são impactadas em sua sustentabilidade financeira pelo sistema de comercialização. Por se tratar de um estudo de caso desenvolvido especificamente para uma dissertação de mestrado, apresenta limitações de tempo e limitações intrínsecas ao procedimento como o fornecimento de pequena base para generalizações científicas e estar sujeito às análises intuitivas do autor, demandando o desenvolvimento de um plano de pesquisa consistente e que enderece esses riscos.
 
Desde que não foram encontrados estudos anteriores que buscassem desvendar tal condição em Bonito, entende-se que essa pesquisa revelou elementos que podem possibilitar o aprimoramento do sistema de comercialização implementado no destino, que tem se tornado uma vitrine para outros no Brasil e no mundo.