Dissertação analisa a terceirização da indústria têxtil

Dissertação analisa a terceirização da indústria têxtil

Foto: Divulgação

O mestrando Oscar Krost, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, fará a defesa pública da sua dissertação na próxima sexta-feira, dia 30, a partir das 10 horas, na sala S-109 (campus 1).
 
O título da dissertação é “Trabalho em ‘facções’ na indústria têxtil/vestuário em Blumenau: alinhavando contornos da reestruturação produtiva”.
 
Compõem a Banca Examinadora o Prof. Dr. Leonardo Brandão – FURB – Presidente), Prof. Dr. Leandro Pereira Gonçalves  (PUC/RS); Prof. Dr. Luciano Felix Florit (FURB); Prof. Dr. Gilberto F. dos Santos (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A colônia de Blumenau, criada em 1850, embora tenha sido ocupada inicialmente por pequenos agricultores originários da Alemanha, em pouco mais de 30 anos de existência vivenciou a criação de pequenas oficinas de costura e de fiação, cujo êxito levou à transformação em fábricas e à formação de um polo fabril no setor. A partir da década de 1980, algumas dessas indústrias passaram por processos de reestruturação produtiva, transferindo parte de suas atividades a "terceiros", também chamados de "facções", ocasionando a redução do quadro de empregados e a precarização nas condições de trabalho.
 
Em vista de tal realidade, pretende-se nessa dissertação problematizar os efeitos gerados pela "terceirização" por "facções" em Blumenau sobre a identidade profissional, a saúde e a renda dos operários, bem como o papel da greve de 1989 no desencadeamento desse processo, a fim de fornecer elementos para o debate e permitir a elaboração de políticas públicas para seu enfrentamento.