Dissertação analisa indicadores para ecodesenvolvimento
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [26/08/2015] [12 h08]
Foto: Divulgação
O mestrando Dimas Eduardo Barros Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, faz a defesa pública da dissertação no dia 04/09, a partir das 9h30min., na sala S-209.
O trabalho tem como título "Percepção, Criatividade e Ecoformação como indicador Sistêmico para a Construção do Ecodesenvolvimento".
Compõem a Banca Examinadora: Profa. Dra. Cristiane Mansur de Moraes Souza (FURB- Presidente); Prof. Dr. Marcus Polette (Univali); Prof. Dr. Carlos Alberto C. Sampaio (FURB); Profa. Dra. Luciana Butzke (FURB).
Resumo da dissertação
O bairro Ribeirão Fresco, localizado no município de Blumenau – SC, devido a sua geografia física e suas características históricas tem demonstrado um avanço populacional desordenado em áreas de vulnerabilidade ambiental. Atualmente, esta localidade apresenta crescentes ocupações irregulares e mudanças significativas na paisagem, causando sérios problemas aos seus geossistemas.
Neste sentido, iniciou-se uma pesquisa com estudantes da Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber pela hipótese de ser um laboratório para a construção de um sistema de valores sustentáveis focados no ecodesenvolvimento.
O objetivo deste trabalho é investigar o uso do trinômio sistêmico – percepção, criatividade e ecoformação como indicador de ecodesenvolvimento, a fim de se construir um Projeto Político Pedagógico que possa promover cenários prospectivos favoráveis ao ecodesenvolvimento.
A metodologia do trabalho consiste numa pesquisa exploratória e descritiva quanto ao objetivo e quali-quantitativa em relação ao processo. A coleta de dados ocorreu a partir da E.B.M. Pastor Faulhaber, da Prefeitura Municipal de Blumenau, de uma pesquisa de campo interdisciplinar da FURB e dados do Programa Novos Talentos FURB (PNT- FURB) - Subprojeto –Educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar.
O trabalho baseou-se em teorias do ecodesenvolvimento, interdisciplinaridade, complexidade e sistemas complexos: planejamento, dinâmicas territoriais e políticas públicas, além de teorias e práticas do Subprojeto Novos Talentos da FURB e de uma Escola Criativa.
Os resultados obtidos apontam que a partir da criatividade, percepção e ecoformação modificou-se a percepção ambiental dos estudantes do 3º e 4º ano da referida escola. Foi ainda possível planejar ações(eco)sustentáveis para relação aos problemas ambientais locais, traduzidas em diretrizes para o Plano Político Pedagógico (PPP) da Escola Pastor Faulhaber.
Concluiu-se que, percepção, criatividade e ecoformação foram definidos como indicadores sistêmicos importantes para modificação da percepção ambiental de estudantes de anos finais do ensino básico e podem influenciar na educação para a ecocidadania e elaboração de cenários prospectivos favoráveis ao ecodesenvolvimento.