Deschamps eleito presidente do Conselho Nacional de Educação

Deschamps eleito presidente do Conselho Nacional de Educação

Foto: Divulgação/James Tavares-Secom

O professor Eduardo Deschamps, ex-reitor da FURB (2006-2010) e secretário estadual de Educação, foi eleito pelos demais conselheiros como o novo presidente do Conselho Nacional de Educação, um importante órgão de assessoramento do Ministério da Educação, com representantes do governo federal e da sociedade civil, responsável por formular políticas públicas e diretrizes nacionais para organizar os diferentes sistemas de ensino. Cabe ao conselho, ainda, formular e avaliar a política nacional de educação, além de zelar pela qualidade do ensino no Brasil
 
A posse de Deschamps acontece nesta quinta-feira (dia 6), em Brasília, às 9 horas, na sede do CNE (auditório Anísio Teixeira), segundo Mauro Tessari, chefe de Gabinete do secretário estadual de Educação.
 
O ex-reitor será empossado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, com que vem para Blumenau amanhã à tarde. Na cidade, às 16h15min., eles visitarão a construção da escola Evelásio Vieira, na Itoupavazinha, onde será adotado um novo modelo de estabelecimento padronizado pelo governo do estado. À noite, Deschamps levará o ministro Mendonça Filho na 33ª. Oktoberfest, na Vila Germânica.  
 
O reitor da FURB, João Natel, em telefonema hoje pela manhã, parabenizou o professor Eduardo Deschamps pela eleição a presidente do CNE, considerando-a uma importante distinção para Santa Catarina, Blumenau e à própria Universidade.
 
A notícia está repercutindo desde a publicação da nota exclusiva, pelo jornalista Moacir Pereira, de Florianópolis, hoje pela manhã:
 

“O secretário da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, acaba de ser eleito presidente do Conselho Nacional de Educação. Ele foi nomeado conselheiro em agosto e estava no exercício havia menos de 2 meses. A posse está marcada para a próxima quinta-feira. Deschamps se destacou nos eventos relacionados com a reforma do ensino, na condição de presidente do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação”.

 

Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina desde 2012, Deschamps, ao assumir o CNE, deixará a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), cargo que assumiu em fevereiro de 2015.

Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 1990 Deschamps é professor titular da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde foi reitor, chefe do departamento e coordenador do colegiado de curso de engenharia elétrica.

 

Docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau e integrou o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Desenvesc), o Conselho da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e o Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau.