Curso de Ciências da Religião da FURB participa de XI Colóquio Regional de Ensino Religioso em Lages

Curso de Ciências da Religião da FURB participa de XI Colóquio Regional de Ensino Religioso em Lages

Foto: Ciências da Religião FURB - Divulgação

O curso de licenciatura em Ciências da Religião da FURB marcou presença no 11º Colóquio Regional de Ensino Religioso de Lages, na Serra Catarinense. O evento aconteceu no último dia 19 de abril e contou com a presença de acadêmicos do próprio curso, ofertado pela FURB por meio do FUMDES.

O colóquio regional de Lages aconteceu na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e teve como discussão a retomada da qualificação de professores de Ensino Religioso na região da Serra Catarinense, bem como as práticas didáticas e os desafios profissionais dos docentes em sala de aula. A Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (ASPERSC), fundada há 20 anos, também esteve representada.

“O Curso de Ciências da Religião da FURB em Lages, em parceria com a UNIPLAC, traz contribuições significativas para o desenvolvimento do Ensino Religioso não confessional na região. Dentre elas, destacamos a abertura de concurso público para a área, a oferta do componente de ER (Ensino Religioso) no currículo dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Lages. Na CRE (Coordenadoria Regional de Educação), o destaque reside na observância da divulgação das vagas para o Ensino Religioso nos processos seletivos, assegurando que os estudantes já possam atuar na área”, afirma a professora Dra. Simone Riske Koch, coordenadora do Curso de Ciências da Religião da FURB.

O evento contou com o apoio e participação da Coordenadoria Regional de Educação de Lages, da Secretaria Municipal de Educação de Lages e da Associação dos Municípios da Serra Catarinense, tendo a presença de professores de Ensino Religioso da região, bem como de estudantes das duas turmas do curso. As discussões giraram em torno dos saberes e fazeres docentes e a programação do colóquio contou com Oficinas Pedagógicas para o Ensino Religioso, desenvolvidas por estudantes do curso.